quarta-feira, 30 de dezembro de 2015

Licença flexível da Autodesk impulsiona estúdio de imagens

Cliente Brasoftware ganha destaque pelo seu trabalho com tecnologias Autodesk

Imagens realistas de carro e ambiente criadas pela Loucomotion
A Loucomotion, estúdio especializado na geração de imagens realistas e filmes para aplicação em marketing e publicidade, foi uma das primeiras empresas brasileiras a aderir à nova modalidade de comercialização da Autodesk, que disponibiliza os softwares na nuvem e oferece licenças online com prazos flexíveis pelo programa Desktop Subscription.
Os fundadores da Loucomotion, Matteo Murador e Caetano Brasil, dois loucos por design de carros que atuaram em montadoras e decidiram se dedicar à computação gráfica voltada exclusivamente ao segmento automotivo, viram no licenciamento flexível de softwares ofertado pela Autodesk a possiblidade de começar com ferramentas de qualidade e confiáveis sem gastar muito.
Para que a empresa tivesse um crescimento sustentável, sem abrir mão de oferecer um serviço de alta qualidade e com a melhor tecnologia, os sócios optaram pela aquisição de licenças dos softwares 3DS MAX e VRED da Autodesk por três meses. Graças a esse licenciamento flexível os custos dos projetos foram diluídos de acordo com o tempo de desenvolvimento e ao final dos três meses eles conseguiram migrar para licenças anuais.
Loucomotion cria imagens realistas e animações para industrias automotivas  como a PSA

“Os softwares VRED e 3DSMAX permitem a produção de imagens e animações com um grau de realismo avançado, muita liberdade criativa e uma flexibilidade praticamente infinita. Isso nos permite criar representações realistas de ambientes e situações surreais, impossíveis de serem fotografadas ou filmadas”, afirma Matteo.
Segundo ele, a Loucomotion chegou para mudar a relação entre as necessidades das montadoras e o modo de produção ofertado pelas agências de publicidade. Antes as montadoras encomendavam trabalhos às agências de publicidade e estas subcontratavam estúdios de visualização em 3D para gerar as imagens realistas dos carros a serem usadas em peças publicitárias, manuais, catálogos, Web e até animações.
Hoje as montadoras contratam a criação das imagens e animações direto com a Loucomotion e depois de recebe-las enviam às agências de publicidade. Essa nova relação fez com que a Loucomotion se aproximasse dos designers das montadoras buscando as informações direto na fonte para desenvolver seu trabalho.
“Nós mudamos o fluxo de informação. Buscamos as informações direto com a montadora. Isso nos permite criar imagens mais fiéis porque é o designer quem sabe de qual ângulo é melhor apresentar o carro, a luz, e a melhor representação dos materiais”, afirma Matteo.
Loucomotion cria imagens realistas para a parte externa e internas dos automóveis com extremo realismo

Segundo Caetano Brasil, a grande vantagem nesse método de trabalho é que os ruídos de comunicação são minimizados, uma vez que a sua experiência e de seu sócio Matteo Murador com imagens 3D e o design de carros na indústria automotiva, permite que eles cheguem ao resultado que atende à expectativa do cliente no que diz respeito aos melhores ângulos, iluminação e outros detalhes que destacam os pontos fortes do carro.
Computação gráfica X Fotos
Porque imagens 3D criadas no computador e não fotos para apresentar os carros? Matteo explica que o primeiro ponto é a eliminação do retoque das imagens como se faz com as fotos, além redução de custos. No design 3D não é preciso ir a Shangai, por exemplo, para colocar o carro em um cenário local, basta pegar a foto e combinar com o modelo 3D do carro.
Matteo destaca outras vantagens da computação gráfica que permite criar imagens sempre originais que podem ser modificadas facilmente até na hora da publicação. Uma mudança no farol do carro, por exemplo, pode ser alterada no modelo 3D rapidamente e a custo zero, enquanto no caso das fotos, todo o processo de fotografar teria que ser repetido a um custo alto.
Para saber mais acesse: http://www.loucomotion.net

quarta-feira, 23 de dezembro de 2015

BIM na Infraestrutura com AutoCAD Civil 3D - Produtividade e redução de custo


AutoCAD Civil 3D, o queridinho da infraestrutura


Apesar do muito que se fala sobre BIM, a infraestrutura no Brasil ainda está inciando na aplicação da tecnologia. A adoção do BIM em empreendimentos horizontais - tais como estradas rodoviárias e ferroviárias, pontes, instalações de geração e transmissão de energia, e tantos outros de grande complexidade e em que o investimento vem principalmente do poder público ou de parcerias público-privadas - ainda é bastante tímida. No Brasil se tem notícia de algumas licitações públicas de grandes contratantes que exigem o uso do BIM, como a Petrobras, a Companhia de Desenvolvimento Urbano da Região do Porto do Rio de Janeiro (Cedurp) e o Instituto Nacional de Propriedade Industrial (Inpi).

Assim como na Arquitetura e Construção a tecnologia BIM amadurece a cada dia, a Autodesk acredita que não será diferente com o mercado de infraestrutura. Orgãos reguladores como o DNIT já vêem a necessidade de capacitação de seu corpo técnico para conseguir implementar o sistema.

“Os projetos do Dnit ainda não são elaborados conforme a metodologia BIM, pois a equipe técnica responsável pela análise de projetos está na fase de capacitação. A implantação dessa metodologia seguirá etapas que permitam que o mercado se adapte. Como atualmente o Dnit recebe seus projetos em papel, inicialmente estamos concluindo um modelo de edital padronizando procedimentos para entrega eletrônica de projetos em 2D, independentemente da ferramenta informatizada que as empresas possuam. Em seguida, passaremos a prever no edital procedimentos para a entrega de projetos em 3D, sem obrigatoriedade, porém pontuando tecnicamente as propostas. Quando o mercado se ajustar à nova metodologia, passaremos a tornar obrigatória a entrega em 3D”, explica André Kuhn, coordenador-geral de desenvolvimento e projetos do Dnit.

 Obras que utilizam o conceito BIM possuem uma redução de: 22% no custo de construção, 33% no tempo de projeto e execução, 33% nos erros em documentos, 38% de reclamações após a entrega da obra ao cliente e 44% nas atividades de retrabalho

O principal produto que permitirá essa transição de processos é o AutoCAD Civil 3D, atualmente na versão 2016. A solução apresenta inúmeras ferramentas específicas para este mercado além de kits de customizações gratuitas como o Country Kit Brasil. Além de permitir completa interoperabilidade, importação e exportação de arquivos (de-para) para outro produtos.

Recentemente foi lançado o Civil 3D Service Pack 2, para o produto e em breve será lançado o AutoCAD® Civil 3D® 2016 Productivity Pack 2. Se você já é usuário desse produto atente-se para as novidades, pois ele é a menina dos olhos para BIM em Infraestrutura.

Para informações acesse:


Fontes: 





terça-feira, 15 de dezembro de 2015

Presidente anuncia uso oficial do BIM no Chile



Em seu discurso, a presidente Michelle Bachelet abordou a questão da produtividade, observando que o Chile precisa ser "inteligente, sustentável e equitativo." Ela observou, por sua vez, que o modelo britânico para o BIM (Building Information Modeling), aumentou 20% a produtividade no setor da construção na Inglaterra. Veja abaixo a fala da presidente chilena:

"Com o Programa Estratégico de Produtividade e Sustentabilidade na Construção, estamos seguindo a experiência do governo britânico, com a introdução de modelos digitais avançados que permitem a integração do gerenciamento de projetos em diferentes níveis e etapas, também conhecido como BIM, (Building Information Modeling). Na Inglaterra, com a aplicação deste modelo a produtividade do setor aumentou 20%.

Ministérios de construtores de infra-estrutura, MOP, MINVU, MINSAL, Justiça, entre outros, incorporaram este modelo de classe mundial para melhorar seus processos e práticas. A partir de janeiro do próximo ano vamos estipular que projetos públicos sejam realizados com este sistema. Trabalhando em conjunto com a iniciativa privada, estamos confiantes de que esta iniciativa terá um importante efeito de demonstração.

Eu dei dois exemplos, mas estes exemplos de promoção de uma industrialização inteligente, que alguns chamaram de "Indústria 4.0" - também serão materializados em outros programas estratégicos nos setores de Mineração, Aquicultura, Saúde, Turismo, Alimentos e Logística."

terça-feira, 8 de dezembro de 2015

Cloud Computing - Produtos Autodesk trabalhando por você!

Encontro Especial em Brasília

A Brasoftware e a Autodesk convidam você a participar deste encontro especial em Brasília no próximo dia 17 de Dezembro onde apresentaremos a nova geração dos produtos e serviços Autodesk na Nuvem. Com uma ampla gama de ferramentas e recursos expandidos que simplificam os fluxos de trabalho e revelam novas maneiras de inovar.


Descubra como a industria de Arquiterura, Engenharia e Construção está trabalhando na Nuvem. Maior colaboração e transparência nos projetos através do compartilhamento de trabalho em real time.

  • Conheça o conceito de Clouding Computing
  • Serviços em Nuvem Autodesk 
  • Serviços gratuitos
  • Serviços avançados 
  • Serviços de colaboração
  • BIM 360


Inscreva-se pelo link abaixo! Vagas limitadas!
http://www2.brasoftware.com.br/autodesk/BrasiliaAutodesk1712/

Saiba mais sobre Serviços Autodesk na Nuvem:
http://www.autodesk.com.br/subscription/cloud-services





terça-feira, 1 de dezembro de 2015

Comissão de Desenvolvimento Urbano (CDU) da Câmara dos Deputados discute a adoção do BIM em obras públicas

A tecnologia esta sempre evolução bem como as iniciativas dos governos nas mais diversas esferas para a exigência do BIM em obras públicas. Como importante passo para o avanço tecnológico do setor público ocorreram alguns movimento nos últimos meses que merecem destaque. 

O primeiro deles foi a instalação no dia 21/10/2015, na sala da presidência da Comissão de Desenvolvimento Urbano (CDU) da Câmara dos Deputados, a Frente Parlamentar em Defesa da Utilização por Órgãos Governamentais da Tecnologia de Modelagem de Informação da Construção – BIM.

De acordo com o presidente da frente, deputado Julio Lopes (PP-RJ), o objetivo é garantir mais eficiência e segurança para a construção civil, bem como reduzir custos. “É fundamental que os projetos no Brasil tenham mais qualidade e previsibilidade; para isso, é imprescindível a adoção — como exigência nas concorrências de obras públicas — de ferramentas e serviços certificados, como o Building Information Modeling (BIM)”, afirmou Julio Lopes.

A metodologia BIM envolve toda a cadeia produtiva e tem, conforme ressalta o deputado, benefícios evidentes em todas as fases das obras, “dos primeiros estudos até a operação, passando pelo detalhamento do projeto e sua construção”.

Parlamentares criadores da frente basearam-se em exemplos de países como Inglaterra e Bélgica, onde não podem ser contratadas obras que não tenham sido desenvolvidas na plataforma. “No sistema BIM, são verificados automaticamente preço e certificação, além de ficarem registrados os nomes de quem projetou e de quem fiscalizou a obra”, destacou Julio Lopes.

Também integram a frente parlamentar:

- 1º vice-presidente: deputado Carlos Marun (PMDB-MS)
- 2º vice-presidente: deputado João Paulo Papa (PSDB-SP)
- 3º vice-presidente: deputado Caetano (PT-BA)
- 1º secretário: deputado Hildo Rocha (PMDB-MA)
- 2º secretário: deputado Leopoldo Meyer (PSB-PR)
- 3º secretário: deputado José Nunes (PSD –BA)
- Tesoureiro: deputado Marcos Abrão (PPS-GO)

O segundo importante movimento da Comissão de Desenvolvimento Urbano (CDU) foi a realização no último dia 18/11/2015 uma Audiência Pública para discutir iniciativas de adoção do Building Information Modeling (BIM) em obras públicas. (Em atendimento ao Requerimento n. 84/2015, de autoria do Deputado Julio Lopes.)

Os convidados desta audiência que ocorreu as 11h no Anexo II, Plenário 16 do Congresso Nacional foram:

- Capitão Edilberto Cabral Ferreira - Chefe da Seção de Tecnologia da Informação da Diretoria de Obras Militares

- Coronel Washington Gultenberg de Moura Luke – Ex-Chefe da Seção de Estudos e Projetos da Diretoria de Obras Militares

- Paulo Rogério Luongo Sanchez - Membro da Comissão de Materiais, Tecnologia, Qualidade e Produtividade da CBIC, Vice-presidente do SindusCon-SP e Sócio Gerente da Sinco Engenharia

- Arq. Pedro da Luz Moreira – Presidente do Instituto de Arquitetos do Brasil/RJ e Professor da Escola de Arquitetura e Urbanismo da UFF/RJ.

- Arq. Rodrigo Chagas Machado – Gerente de Projeto e Inovação do CREA-RJ.

Esta Audiência pode ser assistida através do site da Câmara dos Deputados neste link.

Manteremos todos informados em relação a essas iniciativas e explicaremos em outras oportunidades quais podem ser os impactos no setor de Arquitetura, Engenharia e Construção.

fonte:  http://www2.camara.leg.br/camaranoticias/noticias/ADMINISTRACAO-PUBLICA/498542-NOVA-FRENTE-PARLAMENTAR-LUTARA-POR-MAIS-EFICIENCIA-EM-OBRAS-PUBLICAS.html

terça-feira, 24 de novembro de 2015

Tempo é dinheiro! O bom e velho Autocad ainda pode ser mais produtivo.

Seja mais produtivo com o AutoCAD 2016!



Apesar da ascensão das novas tecnologia de modelagem, BIM, colaboração e tudo mais, o AutoCAD ainda é necessário no ambiente de produção. Em alguns casos é ele a principal ferramenta de concepção.
Por essas e outras que nosso antigo amigo de projetos está em constante atualização.
Ao longo dos anos, o mais conhecido software vetorial do mercado, sofreu muitas mudanças e melhorias. Sua versão mais nova 2016 apresenta inúmeras novidades e ferramentas para reduzir o número de seus cliques.

Estudo mostra que o AutoCAD® 2016 reduz o tempo do projeto!
Quem poupa tempo, economiza dinheiro. Um estudo concluiu que os novos recursos do AutoCAD® 2016, como o dimensionamento inteligente — que permite que o AutoCAD adicione as dimensões quando você passa o cursor sobre um ângulo —, podem reduzir o tempo do seu projeto em até 41%.

Trabalhar mais rápido é trabalhar de forma mais inteligente. Neste nosso estudo sobre produtividade, saiba como os novos recursos e a automação do Autodesk® AutoCAD® 2016 ajudam a reduzir o tempo do projeto.

Veja alguns dos indicadores:



  • Faça o tempo trabalhar a seu favor. Com o AutoCAD 2016, é possível reduzir o tempo de projeto em até 41% em comparação às versões anteriores. São muitas horas valiosas.
  • Você vai virar um gênio com o dimensionamento inteligente. Agora, em vez de inserir todas as medidas e ângulos, você pode passar o cursor sobre a dimensão desejada e o AutoCAD 2016 preencherá os espaços em branco.
  • Menos espera significa maior produção. Com os novos recursos de renderização do AutoCAD 2016, você pode mover conjuntos de dados e renderizar mais rápido do que nunca— mesmo que sejam conjuntos grandes.
Veja a pesquisa completa e mais novidades do  AutoCAD nos links:


terça-feira, 17 de novembro de 2015

Conselho de amigo: Planeje o futuro agora! Licenças perpétuas Autodesk.

As licenças perpétuas de todos os produtos Autodesk não estarão mais disponíveis após 31 de Janeiro de 2016
Planeje o futuro agora e compre licenças perpétuas adicionais enquanto ainda estão disponíveis. Continue utilizando suas licenças perpétuas já existentes, mas não deixe de adicionar Maintenance Subscription a todas elas para proteger seu investimento.






Subscription ativo garante acesso as versões mais atuais e muitas outras vantagens como:

  • Atualizações de software 
Nenhum perigo de software desatualizado aqui. Obtenha as atualizações e melhorias mais recentes assim que elas forem lançadas para manter suas ferramentas em dia e aperfeiçoar suas habilidades.

Diminua os custos de atualização
Ficar em dia com o Maintenance Subscription significa obter custos de atualização menores e mais previsíveis, para que você — e o seu orçamento de software — nunca se surpreendam.

  • Licenciamento de software flexível
Direitos de uso de versões anteriores
Use versões atuais e anteriores dos softwares. Acesse arquivos antigos, reabra projetos anteriores e crie arquivos compatíveis para uso futuro.

Direitos de uso doméstico
Alterne facilmente entre o seu computador do escritório e o computador pessoal de casa com um licenciamento conveniente extensível a várias máquinas.

Direitos territoriais extras
Fique à vontade para circular. Os direitos territoriais extras permitem que você trabalhe em qualquer lugar fora do país onde realizou a compra por até 90 dias, garantindo adaptabilidade às suas viagens.

  • Suporte técnico

  • Outros serviços em nuvem e de software
Conheça mais serviços de nuvem no link http://www.autodesk.com.br/subscription/additional-services

Assegure agora o futuro de seu software com Maintenance Subscription.

Informe-se conosco: 
suporteautodesk@brasoftware.com.br

quarta-feira, 11 de novembro de 2015

Acesso gratuito* ao software da Autodesk? Sim, AutoCAD, Revit e vários produtos de graça!

Estudantes, professores e instituições obtêm acesso gratuito* ao software da Autodesk. Sim, gratuito!!!
  • Interessado em engenharia? Deseja aprender design? Obtenha acesso gratuito* para aprender e ensinar Saiba mais sobre elegibilidade
  • Utilize os mesmos programas dos melhores designers, animadores e engenheiros do mundo
  • Obtenha acesso a milhares de recursos de aprendizado para evoluir rapidamente

Nem todo mundo sabe, mas você aluno, educador ou instituição de ensino pode usufruir de toda a tecnologia Autodesk de forma gratuita.



A Autodesk, através do programa ARC (Academic Resource Center), disponibiliza licenças gratuitas àqueles que se interessam em aprender ou ensinar como utilizar os produtos Autodesk.
O processo de obtenção é simples, basta se informar sobre a elegibilidade e requisitos necessários, realizar o cadastro no site, aguardar as confirmações e pronto! É só instalar seu produto e aproveitar.

Confira os detalhes no site do programa e faça seu cadastro!

*O software e/ou os serviços na nuvem gratuitos da Autodesk estão sujeitos à aceitação e ao cumprimento dos termos e condições do contrato de licenciamento ou dos termos de serviço que acompanham o software ou os serviços na nuvem. O software e os serviços na nuvem fornecidos sem custo para os membros da comunidade educacional podem ser utilizados somente para fins diretamente relacionados a aprendizado, ensino, treinamento, pesquisa e desenvolvimento, e  não deverão ser usados para fins comerciais, profissionais ou outros fins lucrativos.​O software gratuito disponível por meio do programa Academic Resource Center (ARC) é limitado a instituições educacionais da Autodesk aprovadas em alguns mercados e está sujeito aos termos de uso, ao contrato de licença de software e aos requisitos de elegibilidade. Qualquer software fornecido pelo ARC pode ser utilizado somente para fins diretamente relacionados a aprendizado, ensino, treinamento, pesquisa e desenvolvimento que fazem parte das funções de instrução realizadas por uma instituição educacional qualificada e não pode ser usado para fins comerciais, profissionais ou outros fins lucrativos. Os contratos de licença de software da Autodesk podem ser encontrados on-line em http://usa.autodesk.com/legal-notices-trademarks/.

terça-feira, 3 de novembro de 2015

O que vai acontecer com sua licença perpétua?

Fim da comercialização de licenças permanentes de produtos individuais e suites Autodesk no Brasil

Após 31 de janeiro de 2016, a Autodesk deixará de vender licenças permanentes de produtos individuais e das suítes de Design e Criação, como parte da transição para ofertas baseadas em assinatura.

Quando esta nova política comercial entrar em vigor, a Autodesk fornecerá novas e simplificadas opções de assinatura para que você possa acessar vários produtos e compartilhar licenças do mesmo modo como faz hoje.





Por que estão acontecendo essas mudanças?

A Autodesk está promovendo essa transformação para oferecer opções de assinatura novas e simplificadas que permitam que você assine soluções de software flexíveis e que correspondam melhor às suas necessidades.

O que acontece com as minhas licenças permanentes atuais?

Elas são suas, seguirão funcionando e você poderá usá-las indefinidamente. No caso das licenças permanentes e com Maintenance Subscription ativo, você continuará a receber atualizações para a versão do seu software além de outros benefícios, enquanto mantiver seu contrato de Maintenance Subscription em dia.

Quais produtos serão afetados?

Para saber quais produtos Autodesk serão afetados por esta alteração, visite www.autodesk.com.br/products/perpetual-licenses

Entre em contato com com a Brasoftware para tirar todas as suas dúvidas.

Compromisso Autodesk com você

Para sua tranquilidade, a Autodesk e seus revendedores trabalharão em estreita parceria com você para que esta transição para o novo modelo de assinatura seja a mais tranquila possível. Quaisquer imprevistos que surgirem serão prontamente resolvidos. Nosso objetivo é avisá-lo com o máximo de antecedência possível para que você possa se antecipar às mudanças, entender suas opções e tomar as decisões mais vantajosas para o seu negócio.


Saiba mais detalhes da mudança!

Entre em contato com nosso time autodesk@brasoftware.com.br (11 3179-6900).

http://www.brasoftware.com.br/preview/vitrine/212/index.aspx




terça-feira, 27 de outubro de 2015

Perpétua ou por demanda?




Saiba mais detalhes de cada uma das modalidades de licenciamento e escolha a melhor para o seu negócio!

Entre em contato com nosso time autodesk@brasoftware.com.br (11 3179-6900).

http://www.brasoftware.com.br/preview/vitrine/212/index.aspx

terça-feira, 20 de outubro de 2015

Nova versão de produtos Revit, mas só para assinantes.


A Autodesk, incentivando seu novo modelo de licenças SaaS (Software as a Service), chamado de Desktop Subscription ou apenas DTS e visando beneficiar seus fiéis assinantes de manutenção Maintenance Subscription, divulga uma ação exclusiva para esse público.

Os clientes de Maintenance e Desktop Subscription (DTS) que possuam licenças do produto Autodesk Revit 2016 terão a possibilidade de dar um "up" em seu software ainda este ano, antes do lançamento da versão 2017, que acontece geralmente entre Março e Abril.

















A partir de 20 de outubro de 2015, estará disponível uma atualização do software Autodesk Revit 2016, porém apenas para clientes de Maintenance e Desktop Subscription (DTS).

Autodesk Revit 2016 R2 apresentará melhor performance, velocidade e melhorias de desempenho dos produtos do Autodesk® Revit® 2016. Com mais de 25 novos recursos e aprimoramentos solicitados pelos usuários, incluindo parâmetros globais. 

O Autodesk Revit 2016 R2 aumentará ainda mais a produtividade do projeto, uma vez que ajudará os usuários a capturar de forma mais eficaz a essência do projeto. Além de responder às necessidades dos clientes, a família de produtos  Revit R2 fornece aos clientes Maintenance e Desktop Subscription (DTS) valor agregado e rápido acesso às últimas tecnologias Revit.

Saiba mais:

http://www.autodesk.com.br/products/revit-family/overview

terça-feira, 13 de outubro de 2015

BIM - Brasil x União Européia

Estudo apoiado pela Fiesp compara adoção do BIM no Brasil e na União Europeia.


Apoiado pelo Departamento da Indústria da Construção da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Deconcic – Fiesp), o Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC) elaborou estudo comparativo do estágio de adoção do BIM (Building Information Modeling) no Brasil e em países da União Europeia (Reino Unido, França, Holanda, Finlândia e Noruega). O Deconcic tem papel atuante na disseminação no Brasil do conceito BIM.


O levantamento mostra os entraves ao uso da ferramenta no Brasil e faz recomendações para incentivar sua disseminação. Um dos nossos problemas é que ainda há uma profunda separação entre concepção e execução da obra, na contramão da visão integrada proposta pelo BIM.

O relatório compara oito componentes em comum das políticas do BIM nos cinco países europeus e no Brasil. Mostra a Tabela 1, abaixo, os componentes da política BIM que foram encontrado em pelo menos três países diferentes. Todos os países estudados iniciaram o desenvolvimento de suas estratégias e visão do BIM, e alguns já a concluíram. Os objetivos do BIM são parte de uma estratégia de construção governamental, como no Reino Unido e França, ou objetivos autônomos impostos pelas principais organizações estatais, como na Finlândia, Noruega e Holanda. As normas e protocolos do BIM estão quase completos em todos os países, exceto na França e no Brasil, onde foram anunciados ou começaram recentemente.

O Brasil se destaca na infraestrutura de tecnologia para o setor público, graças ao Sistema OPUS, usado para aquisição e gerenciamento de projetos BIM para o exército brasileiro no país todo.


A grande recomendação é tornar o BIM obrigatório, de forma gradual, em projetos adquiridos pelo Governo Federal. A abordagem em estágios considera prazo de exigência, valor do projeto, fase do projeto e tipo do projeto.


Clique aqui para ter acesso ao relatório completo.

terça-feira, 6 de outubro de 2015

Medicina impressa - Tecnologia 3D na saúde

Réplicas de partes do corpo, próteses e implantes produzidos por impressoras 3D sob medida ajudam o trabalho de médicos e melhoram a vida dos pacientes. Mas o melhor ainda está por vir.

Na década de 1980, quando a impressora 3D foi criada, seu principal uso era fabricar peças para a indústria automobilística, que se aproveitou da possibilidade de rapidamente produzir protótipos e testá-los antes de criar todas as ferramentas para a linha de produção. Desde então, armas, chocolate, canetas, brinquedos, roupas espaciais já saíram de dentro do equipamento. Nos últimos três anos, foi o setor de saúde que passou a investir na tecnologia.


O princípio da impressora 3D no setor da saúde é o mesmo da convencional. No lugar de tinta, cientistas introduzem no aparelho pó, gel ou filamento de metal ou de plástico, que, no lugar de letras, imprime camada por camada peças tridimensionais como dedos, crânios ou dentes. A técnica permite uma personalização sem precedentes na medicina. Para criar um crânio de plástico de um paciente, por exemplo, são utilizadas como base imagens de ressonância magnética ou tomografia computadorizada da pessoa, de modo que a cópia saia idêntica ao original. Cientistas acreditam que, no futuro, será possível, em vez de metal ou plástico, utilizar células vivas como matéria-prima das peças - a chamada biotinta. Nesse processo, serão impressos órgãos idênticos aos naturais, o que pode acabar com as filas de espera para transplantes.

Tais milagres médicos estão acontecendo em um ritmo mais acelerado, graças aos grandes avanços no mundo da impressão 3D, a partir de novos e melhorados materiais biocompatíveis para a evolução dos processos de software e de impressão que prometem fazer diferença na era da medicina personalizada.

Materiais bem conhecidos, tais como o titânio, aço inoxidável, e uma variedade de polímeros e cerâmicos já conseguiram o selo do FDA (Food and Drug Administration, EUA) de aprovação para uso em impressões de aplicações médicas, onde a bio-compatibilidade é crucial, incluindo implantes, guias cirúrgicas e de instrumentação. 

Grande parte da ênfase destes trabalhos está em modificar e melhorar as tecnologias de impressão 3D existentes, para explorar o grande mix de materiais disponíveis. Empresas como Autodesk em conjunto com uma série de outras empresas e pesquisadores, estão desenvolvendo novos processos de impressão e softwares que podem abrir portas à novas tecnologias.

Fontes: 

terça-feira, 29 de setembro de 2015

Media & Entertainment em Salvador

Em continuidade à iniciativa de eventos pelo Brasil, a Brasoftware em parceria com a Autodesk e a Distribuidora ExecTec mais uma vez leva à Salvador informação e inovação. A Animation Tour Salvador reunirá agências, profissionais e interessados no setor de animação para uma palestra sobre os inúmeros e melhores produtos do portfólio Autodesk.

A palestra será ministrada por Rodrigo Assaf, especialista técnico e responsável pela área de Mídia e Entretenimento da Autodesk na América Latina. Rodrigo possui experiência em games, animação 3D, Motion Graphics e Broadcast.

O objetivo do evento, que acontecerá dia no próximo dia 15 de Outubro, é levar ao mercado da região as novidades do setor além de promover o networking entre os presentes.



A participação exige confirmação de presença até dia 14/10 pelo email erika.costa@brasoftware.com.br e é totalmente gratuito.

Confira a programação, se inscreva e aproveite para renovar os seus conhecimentos!



PARTICIPE!!!

terça-feira, 22 de setembro de 2015

Design Generativo? O que é isso?


A humanidade passa por mais um ciclo importante na história da produção de bens. Alguns especialistas comparam o momento atual como uma nova revolução industrial. Dispositivos conectados, processamento em nuvem, colaboração sem fronteiras e novos modelos produtivos baseados em impressão 3D criam um ambiente propício para uma imensa mudança no método de produção. 

Esse método já existe e é chamado de design generativo. Nesse método as concepções acontecem de forma dinâmica através de regras e algoritmos que inseridos em softwares realizam a modelagem baseando-se em parâmetros.




O departamento de pesquisas da Autodesk desenvolveu o software de desenho assistido por computador, chamado Dreamcatcher. O Dreamcatcher é um exemplo do "design generativo". Dentre as diversas abordagens, ele usa algoritmos que imitam o processo de evolução para gerar novos projetos depois de consultar uma lista de parâmetros escolhidos pelo usuário.

O surgimento de uma nova classe de ferramentas computacionais e o barateamento (consequente proliferação) de mecanismos alternativos de fabricação tende a influenciar radicalmente o cenário do design no curto prazo.

Quando um designer ou engenheiro insere os objetivos do projeto - juntamente com parâmetros como materiais, critérios de desempenho, custo e restrições - no Dreamcatcher, os resultados podem não se parecer com projetos convencionais. Ao solicitar que o software crie uma cadeira, por exemplo, ele pode sugerir pernas feitas de uma confluência de barras entrelaçadas em vez das pernas sólidas normais.

Dreamcatcher até agora foi usado para fazer apenas componentes funcionais, incluindo um suporte para uma nave espacial (imagem acima) e um quadro de bicicleta. Mas a Autodesk espera que as indústrias desde arquitetura até construção civil adotem o software generativo quando ele for comercializado.

Fontes:
http://www.technologyreview.com.br/read_article.aspx?id=46414
http://computerworld.com.br/design-generativo-e-microfabricas-o-futuro-da-manufatura-na-visao-da-autodesk
http://autodeskresearch.com/projects/dreamcatcher


sexta-feira, 18 de setembro de 2015

É BIM por R$ 2.799,00!


Entre as muitas novidades do Autodesk University, a Brasoftware anunciou no evento uma parceria inovadora, venda de software com assessoria.

A Autodesk passou a comercializar no Brasil um produto conhecido por Autodesk Revit LT Suite, licenciado apenas no formato de aluguel. A suíte que inclui AutoCAD LT e Revit LT tem o objetivo de introduzir no mundo BIM aqueles usuários que ainda encontram alguma dificuldade de comprar ou usar plenamente a Building Design Suite.



Para alavancar essa transição de 2D para BIM a parceria entre Brasoftware e theBIMfit prevê minimizar os traumas das mudanças.

A theBiMfit é um modelo inovador de assessoria em BIM descomplicada e inteligente. Onde você poderá desenvolver seus projetos nas diversas etapas desde a concepção até o projeto executivo contando com alguém especializado para te ajudar. A theBiMfit oferece ao seu público planos mensais, trimestrais e semestrais.
Porém, com a parceria, os clientes Brasoftware que adquirirem Autodesk Revit LT Suite até 31 de Outubro terão direito a um mês de uso dos serviços da theBIMfit gratuitamente.


O pacote de software e serviço além de ter prazo de validade (31/10/2015) exige alguns requisitos prévios e tem condições específicas, informe-se e aproveite tudo que o BIM tem para oferecer ao seu projeto. Vagas limitadas!

Confira os termos e condições da theBIMfit: http://thebimfit.com.br/termos-de-uso/

Saiba mais:

Brasoftware: http://www.brasoftware.com.br/

theBIMfit: http://thebimfit.com.br/



sexta-feira, 11 de setembro de 2015

Aconteceu no AU | Brasil 2015! Fundação Autodesk no Brasil!

A Autodesk ajuda as pessoas a imaginar, projetar e criar um mundo melhor. Todos, de profissionais de projeto, engenheiros e arquitetos, a artistas digitais, estudantes e aficionados, usam o software da Autodesk para liberar sua criatividade e resolver desafios importantes.

O número de pessoas que adotam a tecnologia Autodesk para projetar um mundo melhor e solucionar problemas globais é extenso, e são elas que serviram de inspiração para a realização de atos filantrópicos. Hoje a empresa conta com 12 milhões de usuários de suas ferramentas profissionais e 170 milhões de usuários de seus aplicativos móveis.

Para dar foco à essas ações filatrópicas a Autodesk criou em 2014 a Fundação Autodesk, que tem como objetivo investir e apoiar organizações sem fins lucrativos utilizando o poder do design. Por meio do programa “Impacto Tecnológico” da Fundação, a Autodesk apoia projetos que utilizem o design como ferramenta em projetos desafiadores. 


Administrado em parceria com a TechSoup, (agência de assistência tecnológica sem fins lucrativos dos Estados Unidos) o programa já doou 3.226 licenças de software para 1.637 organizações sem fins lucrativos em todo o mundo.

E no último dia 03 de Setembro no Autodesk University a Autodesk anunciou a expansão das atividades da Fundação Autodesk para o Brasil. 

Para participar do programa, o interessado deve trabalhar em uma ONG que esteja ativamente envolvida na criação de um mundo melhor, por meio do design. As inscrições de projetos podem ser realizadas através do site https://www.techsoupbrasil.org.br/directory/262.

As organizações elegíveis podem solicitar até duas licenças do AutoCAD para Mac, Building Design Suite Ultimate, Entertainment Creation Suite Ultimate, Infrastructure Design Suite Ultimate e no Product Design Suite Ultimate.

terça-feira, 1 de setembro de 2015

Autodesk revela o seu novo motor gráfico

Quem usa AutoCAD, 3ds Max e Maya já está familiarizado com as excelentes ferramentas da Autodesk. A empresa agora quer entrar no ramo de jogos eletrônicos. Ela informou esta semana o desenvolvimento do seu motor gráfico que virá para concorrer com soluções fortes do mercado. A solução apresenta o nome de Stingray construído em cima do velho Bitsquid, que foi adquirido pela empresa no último ano. A primeira vez que ouvimos falar da novidade foi em março, mas já estará disponível ainda este mês.
O novo motor gráfico da empresa terá uma maior integração com outros softwares de edição, como o 3ds Max, que poderá rodar os mesmos projetos em paralelo. Esta ferramenta também permitirá oferecer um maior nível de personalização, com recursos práticos que não exigem muito esforço em termos de programação, como foi dito pelos engenheiros de software da Autodesk ao site Engadget.
"Modificações feitas no código, por sinal, são realizadas através do Flow, um sistema visual de scripting baseado na linguagem brasileira Lua e em "nós", que permite "construir a lógica de jogos sem programação", de acordo com o que foi anunciado. "Basta conectar cada nó um com os outros para construir relações entre diferentes assets ou ações dos jogadores, permitindo adicionar eventos dentro dos games, sons e animações."
O Stingray permite que modificações visuais sejam feitas de forma mais rápida usando ferramentas de edição. Por outro lado, essa maior integração acaba exigindo mais do hardware do desenvolvedor. No entanto, a parte mais interessante é sua integração com dispositivos com Android e iOS, além de suporte a consoles como Xbox One e PlayStation 4.
Além de oferecer recursos avançados de imagens como Motion Blur e pós-processamento em tempo real, a ferramenta também é compatível com o motor de física da Nvidia, PhysX. Claro que não poderia faltar um suporte ampliado à ferramenta de iluminação, Gameware, da própria Autodesk.

terça-feira, 25 de agosto de 2015

Salvador em foco!

A unidade Brasoftware  em Salvador organiza mais um evento para divulgação da tecnologia BIM.

Em parceria com a Caramelo Arquitetos convidamos profissionais da região para o INOVARQ – Programa de inovação em arquitetura criado pela Caramelo Arquitetos Associados. Com o objetivo de trazer o que há de mais novo e de melhor no cenário nacional, relativo a soluções, materiais e técnicas de aplicação, o programa, visa ampliar o conhecimento e interatividade para fomento à modernidade e inovação no segmento de arquitetura.



Nesta edição o tema será Workshop BIM - Como as soluções podem revolucionar os seus projetos.

O encontro (exclusivo de Tecnologia Aplicada a Projetos, Planejamento, Orçamentos da Construção Civil e BIM) busca aprofundar as compreensões das temáticas apresentadas, suas possíveis aplicações e seus impactos na prática cotidiana de arquitetos, engenheiros, fornecedores e contrutores.
A expectativa é que o programa, através de palestras influencie e inspire a execução arquitetônica do local, introduzindo uma ampla gama de inovações que reúnam eficiência a uma estética singular.

Confira a agenda completa e palestrantes:


Increva-se no site:

http://www2.brasoftware.com.br/autodesk/caramelo1009/


quarta-feira, 19 de agosto de 2015

Chegamos em Salvador!

BIM Leadership Tour Brasil 2015

O futuro da construção, da infraestrutura e das cidades 



Após o grande sucesso dos eventos em Brasilia e Fortaleza, o Autodesk BIM Leadership Tour continua pelo Brasil. E chegamos em Salvador!
O evento tem o objetivo de reunir profissionais da área de Infraestrutura e Construção em geral, para uma imersão nas novas tecnologias disponibilizadas pela Autodesk. Esta é a oportunidade perfeita para sanar dúvidas, derrubar os mitos e encontrar as facilidades do BIM.
A Autodesk convida você a fazer parte dessa transformação no BIM Leadership Tour Brasil 2015, uma oportunidade de interagir com a equipe de executivos e especialistas da Autodesk e de ampliar seu networking com potenciais clientes e fornecedores de sua região que também estão dando seus passos rumo ao BIM.


Data  25 de Agosto - Hotel Mercure Rio VermelhoRua Fonte do Boi, 216 - Rio Vermelho, Salvador

Horários
Infraestrutura – 8h30 às 12h
Construção – 14h30 às 18h

Nossos Palestrantes:













Informe-se sobre as próximas etapas no site e inscreva-se já, algumas etapas já estão lotadas.

terça-feira, 11 de agosto de 2015

Autodesk e Mattel firmam parceria para criação de brinquedos 3D

A Autodesk, empresa de software especialista em design gráfico, firmou uma parceria com a Mattel para proporcionar uma experiência interessante relacionada aos brinquedos.  As empresas se uniram para disponibilizar uma personalização única dos objetos, permitindo que clientes criem personagens para que depois sejam impressos em 3D.
A nova parceria irá anunciar o lançamento de uma gama de novos aplicativos que permitirão aos usuários criar e personalizar os seus próprios brinquedos e produzi-los por meio da impressão 3D. A iniciativa visa oferecer uma experiência imersiva, misturando brinquedos da vida real com ferramentas de criação digital. Com isso, a Mattel está tentando se posicionar no mercado como empresa inovadora.
A fabricante de brinquedos com sede na cidade de El Segundo, no estado americano da Califórnia, é a maior do mundo e conta com produtos conhecidos como Hot Wheels, Barbie, Polly, Max Steel, entre outros.
Para a modelagem e impressão 3D, a Autodesk irá utilizar a plataforma Spark, especializada em impressão 3D que ajudará a produzir os brinquedos oriundos das ideias criativas das crianças a partir da criação no ambiente interativo de aplicativos. A plataforma Spark trabalha com APIs e serviços em nuvem para otimizar os modelos 3D.


Ainda não há muitos detalhes referentes às linhas de brinquedos que a Mattel utilizará para tal projeto. No entanto, as empresas afirmaram que os primeiros aplicativos devem ser lançados no segundo semestre de 2015, em conjunto com um novo centro de impressão 3D. Os relatórios publicados indicam que os usuários não precisarão obter impressoras 3D para tornar seus projetos reais. Basta que enviem suas criações para que possam ser impressas. Recentemente o CEO da Autodesk, Carl Bass, afirmou que a impressão 3D em residências é algo ainda exagerado.
Esta não é a primeira incursão da Mattel no setor de brinquedos high-tech. 

Saiba Mais:
http://corporate.canaltech.com.br/noticia/produtos/autodesk-e-mattel-firmam-parceria-para-criacao-de-brinquedos-3d-39733/http://news.autodesk.com/press-release/autodesk-consumer-group-and-education/autodesk-and-mattel-team-bring-new-digital-and-3