terça-feira, 22 de setembro de 2015

Design Generativo? O que é isso?


A humanidade passa por mais um ciclo importante na história da produção de bens. Alguns especialistas comparam o momento atual como uma nova revolução industrial. Dispositivos conectados, processamento em nuvem, colaboração sem fronteiras e novos modelos produtivos baseados em impressão 3D criam um ambiente propício para uma imensa mudança no método de produção. 

Esse método já existe e é chamado de design generativo. Nesse método as concepções acontecem de forma dinâmica através de regras e algoritmos que inseridos em softwares realizam a modelagem baseando-se em parâmetros.




O departamento de pesquisas da Autodesk desenvolveu o software de desenho assistido por computador, chamado Dreamcatcher. O Dreamcatcher é um exemplo do "design generativo". Dentre as diversas abordagens, ele usa algoritmos que imitam o processo de evolução para gerar novos projetos depois de consultar uma lista de parâmetros escolhidos pelo usuário.

O surgimento de uma nova classe de ferramentas computacionais e o barateamento (consequente proliferação) de mecanismos alternativos de fabricação tende a influenciar radicalmente o cenário do design no curto prazo.

Quando um designer ou engenheiro insere os objetivos do projeto - juntamente com parâmetros como materiais, critérios de desempenho, custo e restrições - no Dreamcatcher, os resultados podem não se parecer com projetos convencionais. Ao solicitar que o software crie uma cadeira, por exemplo, ele pode sugerir pernas feitas de uma confluência de barras entrelaçadas em vez das pernas sólidas normais.

Dreamcatcher até agora foi usado para fazer apenas componentes funcionais, incluindo um suporte para uma nave espacial (imagem acima) e um quadro de bicicleta. Mas a Autodesk espera que as indústrias desde arquitetura até construção civil adotem o software generativo quando ele for comercializado.

Fontes:
http://www.technologyreview.com.br/read_article.aspx?id=46414
http://computerworld.com.br/design-generativo-e-microfabricas-o-futuro-da-manufatura-na-visao-da-autodesk
http://autodeskresearch.com/projects/dreamcatcher


Nenhum comentário:

Postar um comentário