AutoCAD Civil 3D, o queridinho da infraestrutura
Apesar do muito que se fala sobre BIM, a infraestrutura no Brasil ainda está inciando na aplicação da tecnologia. A adoção do BIM em empreendimentos horizontais - tais como estradas rodoviárias e ferroviárias, pontes, instalações de geração e transmissão de energia, e tantos outros de grande complexidade e em que o investimento vem principalmente do poder público ou de parcerias público-privadas - ainda é bastante tímida. No Brasil se tem notícia de algumas licitações públicas de grandes contratantes que exigem o uso do BIM, como a Petrobras, a Companhia de Desenvolvimento Urbano da Região do Porto do Rio de Janeiro (Cedurp) e o Instituto Nacional de Propriedade Industrial (Inpi).
“Os projetos do Dnit ainda não são elaborados conforme a metodologia BIM, pois a equipe técnica responsável pela análise de projetos está na fase de capacitação. A implantação dessa metodologia seguirá etapas que permitam que o mercado se adapte. Como atualmente o Dnit recebe seus projetos em papel, inicialmente estamos concluindo um modelo de edital padronizando procedimentos para entrega eletrônica de projetos em 2D, independentemente da ferramenta informatizada que as empresas possuam. Em seguida, passaremos a prever no edital procedimentos para a entrega de projetos em 3D, sem obrigatoriedade, porém pontuando tecnicamente as propostas. Quando o mercado se ajustar à nova metodologia, passaremos a tornar obrigatória a entrega em 3D”, explica André Kuhn, coordenador-geral de desenvolvimento e projetos do Dnit.
Obras que utilizam o conceito BIM possuem uma redução de: 22% no custo de construção, 33% no tempo de projeto e execução, 33% nos erros em documentos, 38% de reclamações após a entrega da obra ao cliente e 44% nas atividades de retrabalho
O principal produto que permitirá essa transição de processos é o AutoCAD Civil 3D, atualmente na versão 2016. A solução apresenta inúmeras ferramentas específicas para este mercado além de kits de customizações gratuitas como o Country Kit Brasil. Além de permitir completa interoperabilidade, importação e exportação de arquivos (de-para) para outro produtos.
Recentemente foi lançado o Civil 3D Service Pack 2, para o produto e em breve será lançado o AutoCAD® Civil 3D® 2016 Productivity Pack 2. Se você já é usuário desse produto atente-se para as novidades, pois ele é a menina dos olhos para BIM em Infraestrutura.
Para informações acesse:
Fontes:
Nenhum comentário:
Postar um comentário