A tecnologia esta sempre evolução bem como as iniciativas dos governos nas mais diversas esferas para a exigência do BIM em obras públicas. Como importante passo para o avanço tecnológico do setor público ocorreram alguns movimento nos últimos meses que merecem destaque.
O primeiro deles foi a instalação no dia 21/10/2015, na sala da presidência da Comissão de Desenvolvimento Urbano (CDU) da Câmara dos Deputados, a Frente Parlamentar em Defesa da Utilização por Órgãos Governamentais da Tecnologia de Modelagem de Informação da Construção – BIM.
De acordo com o presidente da frente, deputado Julio Lopes (PP-RJ), o objetivo é garantir mais eficiência e segurança para a construção civil, bem como reduzir custos. “É fundamental que os projetos no Brasil tenham mais qualidade e previsibilidade; para isso, é imprescindível a adoção — como exigência nas concorrências de obras públicas — de ferramentas e serviços certificados, como o Building Information Modeling (BIM)”, afirmou Julio Lopes.
A metodologia BIM envolve toda a cadeia produtiva e tem, conforme ressalta o deputado, benefícios evidentes em todas as fases das obras, “dos primeiros estudos até a operação, passando pelo detalhamento do projeto e sua construção”.
Parlamentares criadores da frente basearam-se em exemplos de países como Inglaterra e Bélgica, onde não podem ser contratadas obras que não tenham sido desenvolvidas na plataforma. “No sistema BIM, são verificados automaticamente preço e certificação, além de ficarem registrados os nomes de quem projetou e de quem fiscalizou a obra”, destacou Julio Lopes.
Também integram a frente parlamentar:
- 1º vice-presidente: deputado Carlos Marun (PMDB-MS)
- 2º vice-presidente: deputado João Paulo Papa (PSDB-SP)
- 3º vice-presidente: deputado Caetano (PT-BA)
- 1º secretário: deputado Hildo Rocha (PMDB-MA)
- 2º secretário: deputado Leopoldo Meyer (PSB-PR)
- 3º secretário: deputado José Nunes (PSD –BA)
- Tesoureiro: deputado Marcos Abrão (PPS-GO)
O segundo importante movimento da Comissão de Desenvolvimento Urbano (CDU) foi a realização no último dia 18/11/2015 uma Audiência Pública para discutir iniciativas de adoção do Building Information Modeling (BIM) em obras públicas. (Em atendimento ao Requerimento n. 84/2015, de autoria do Deputado Julio Lopes.)
Os convidados desta audiência que ocorreu as 11h no Anexo II, Plenário 16 do Congresso Nacional foram:
- Capitão Edilberto Cabral Ferreira - Chefe da Seção de Tecnologia da Informação da Diretoria de Obras Militares
- Coronel Washington Gultenberg de Moura Luke – Ex-Chefe da Seção de Estudos e Projetos da Diretoria de Obras Militares
- Paulo Rogério Luongo Sanchez - Membro da Comissão de Materiais, Tecnologia, Qualidade e Produtividade da CBIC, Vice-presidente do SindusCon-SP e Sócio Gerente da Sinco Engenharia
- Arq. Pedro da Luz Moreira – Presidente do Instituto de Arquitetos do Brasil/RJ e Professor da Escola de Arquitetura e Urbanismo da UFF/RJ.
- Arq. Rodrigo Chagas Machado – Gerente de Projeto e Inovação do CREA-RJ.
Esta Audiência pode ser assistida através do site da Câmara dos Deputados neste link.
Manteremos todos informados em relação a essas iniciativas e explicaremos em outras oportunidades quais podem ser os impactos no setor de Arquitetura, Engenharia e Construção.
fonte: http://www2.camara.leg.br/camaranoticias/noticias/ADMINISTRACAO-PUBLICA/498542-NOVA-FRENTE-PARLAMENTAR-LUTARA-POR-MAIS-EFICIENCIA-EM-OBRAS-PUBLICAS.html
Nenhum comentário:
Postar um comentário