sexta-feira, 23 de dezembro de 2016

Autodesk mostra seu futuro - democratiza dados e ferramentas, elimina dependência de plataformas


A Autodesk apresentou uma no último AU uma Inovação muito esperada, mostrando publicamente pela primeira vez sua visão futura para o mercado AEC no Project Quantum. O maior diferencial do Project Quantum é que ele está completamente democratizado em termos de acesso, dispositivos e dados.


Amar Hanspal, vice-presidente sênior de produtos da Autodesk, liderou um convincente discurso de inauguração no Autodesk 
University(AU 2016), realizado em novembro em Las Vegas. Sua palestra enfatizou dois temas principais: a Autodesk está comprometida com as necessidades de seus clientes na transição para a assinatura ao investir em seus produtos emblemáticos e, segundo, que os futuros produtos da Autodesk estão completamente democratizados.



O Futuro da Autodesk não é o Windows Centric - é Cloud e Mobile Centric

Houve uma época em que a Autodesk significava a hegemonia do Windows. Mas esses dias estão diminuindo rapidamente. O impulso inicialmente foi o aumento da participação de mercado da Apple no Mac, mas a transformação real é a evolução da TI com dispositivos móveis e em nuvem. O último está transformando completamente a computação como a conhecemos.


Apesar de breve, o discurso foi enfático em como a Autodesk prevê o futuro de suas ofertas de software AEC, dizendo que eles sabem que os clientes estão se perguntando quando eles vão Lançar "Fusion for AEC"? Não é apenas uma questão de colocar o Revit no navegador - "isso é fácil", disse Hanspal. Em vez disso, o futuro além do Revit é sobre "integrar design, engenharia, fabricação e outras aplicações em um ambiente de dados comum".

O Project Quantum é sobre "evoluir a maneira que o BIM trabalha na era da nuvem." Em vez das aplicações discretas com seus próprios formatos de dados e usuários unidos, o projeto Quantum é pretendido apresentar a indústria com uma série de "espaços de trabalho" conectados que são Entrelaçadas no "ambiente comum de dados".

"Em vez de vincular dados e aplicativos", diz Hanspal, "em uma experiência gigante, estamos separando-os. Agora, os dados e a lógica de aplicação podem viver em qualquer lugar, independentes um do outro. "Hanspal chamou isso de uma mudança fundamental na forma como fazemos as coisas.

Com o Project Quantum, o usuário obtém seu próprio espaço de trabalho com as ferramentas de que precisa para as funções de uso que se encaixam em suas necessidades profissionais. O arquiteto, o engenheiro, o empreiteiro e o fabricante terão espaços de trabalho que fazem sentido para eles. Hanspal mostra um estudo de caso onde um arquiteto estava fazendo uma mudança orientada pelo cliente para uma Curtain Wall em um espaço de trabalho com ferramentas que se encaixam na carga de trabalho, enquanto o engenheiro tinha acesso aos mesmos dados em seu espaço de trabalho, enquanto um terceiro espaço de trabalho estava sendo utilizado para o fabricante da 
Curtain Wall, implementando seu fluxo de trabalho. Tudo isso acontece, de acordo com a visão, usando o mesmo ambiente de dados compartilhados.



A Autodesk não falou especificamente sobre a plataforma Windows, mas é isso o que acontecerá no futuro mundo do Project Quantum. O usuário é considerado pela perspectiva de sua necessidade de liberdade e flexibilidade para acessar seus dados a qualquer momento, a partir de qualquer dispositivo; Você acessa seu espaço de trabalho e o ambiente de dados comum de várias fontes, sendo o mais importante o navegador da Web e as principais plataformas móveis.

Isso não significa que o Windows sofre algum tipo de golpe grave. A verdade é que o Windows é executado em todos os tipos de hardware e oferece ao mundo um espectro mais amplo de escolhas de hardware nos fatores de forma de laptop. Mas o que o futuro da Autodesk realmente liberta dependências de plataformas. E isso é bom para todos, especialmente para o usuário final.


Fonte:

http://architosh.com/2016/11/autodesk-shows-its-future-democratizes-data-tools-obliterates-reliance-on-windows/

quinta-feira, 8 de dezembro de 2016

Acordo de cooperação Brasil e Reino Unido para uso do BIM


O presidente da Frente Parlamentar do BIM, deputado federal Júlio Lopes (PP-RJ), afirmou que o Brasil vai firmar uma parceria com a Inglaterra para o uso do BIM no governo federal. Segundo Lopes, o protocolo deverá ser assinado ainda este mês, em Brasília (DF). O compromisso faz parte da ação da Frente Parlamentar para sensibilizar o Congresso Nacional para mostrar a necessidade de rever a legislação para tornar obrigatória a adoção do BIM em qualquer obra com valor superior a R$ 5 milhões.

“O governo inglês é a nossa referência porque implementou o processo em pouco tempo e a um custo muito baixo (US$ 16 milhões). Foram definidas normas e amarrações para que o BIM fosse difundido e implantado em apenas seis anos,” exemplificou. Para ele, profissionais e entidades podem ajudar, divulgando os benefícios do BIM. A elaboração de uma Medida Provisória (MP), prevendo seguro de infraestrutura no Brasil, que garantiria prazo e qualidade do que foi contratado, também está em discussão.A informação foi dada durante palestra do deputado durante o painel BIM e o Poder Público no Brasil, do Seminário Internacional BIM.



No mesmo debate, o diretor de Caracterização e Incorporação do Patrimônio da Secretaria do Patrimônio da União, Washington Luke, apresentou ações atuais e planos futuros, que envolvem o uso do BIM. “O retrofit do bloco O, da Esplanada dos Ministérios, que está sendo feito em BIM, será um modelo para a reforma dos outros 16 blocos, que têm cerca de 60 anos, e também para outros prédios públicos”, disse.

A ferramenta também foi usada para a construção do geovisualizador de imóveis da União. “Com ele é possível fazer melhor gerenciamento do valor do patrimônio governamental e tomar decisões mais precisas, com base nas informações obtidas com o recurso.” Ainda segundo o representante do governo federal, por parte do Ministério da Indústria e Comércio Exterior (MDIC), estão sendo discutidas a criação do Comitê Interministerial do BIM.

Luke destacou ainda que está em processo a atualização dos Manuais de Obras Públicas, que não passam por alterações desde 1997. A modernização das Práticas de Projeto, Construção e Manutenção de Edifícios Públicos Federais, vão incorporar as inovações tecnológicas e a experiência adquirida ao longo do tempo. A expectativa é otimizar os recursos em edificações públicas, desde do planejamento até a operação. “A ideia é colocar um capítulo de BIM nesses manuais, que devem ser lançados até o fim do ano que vem,” contou.

Saiba Mais:

segunda-feira, 28 de novembro de 2016

AU Las Vegas 2016 - Tenha acesso à todas as novidades


Autodesk University - Las Vegas - Transforme o Futuro. Seja a mudança.
Nossos posts anteriores tem dado detalhes do AU Las Vegas 2016, que aconteceu entre os dias 15 e 17 de Novembro.




Para que você esteja por dentro de todas as tendências e novidades convidamos você e sua equipe para participar do Workshop Online, onde iremos retransmitir todo o conteúdo do maior evento global da Autodesk.

Serão abordados ainda as tendências de tecnologia como inteligência artificial e seu link com as tecnologias Autodesk, as novidades dos produtos BIM 360 apresentadas nas conferências gerais e novos produtos que a Realidade Virtual pode trazer para o mercado de Arquitetura, Engenharia e Construção.




Faça sua inscrição no link abaixo:

http://www2.brasoftware.com.br/autodesk/workshop01dez/inscricao/

Saiba mais:

http://www2.brasoftware.com.br/autodesk/workshop01dez/convite/
http://au.autodesk.com/las-vegas/overview

quarta-feira, 23 de novembro de 2016

Brasoftware no AU Vegas 2016

Autodesk University Las Vegas

O Autodesk University - Las vegas, maior edição do evento, este ano foi realizado entre os dias 15 e 17 de Novembro no The Venetian, um hotel e cassino 5 estrelas, localizado na Las Vegas Strip em Paradise, estado americano de Nevada.

Não diferente das demais edições o evento contou com participantes dos diversos setores de atuação da Autodesk (Engenharia, Arquitetura e Construção, Manufatura e Media e Entretenimento), porém a edição Vegas reúne o  maior número de interessados vindos de vários países do mundo. 

A Brasoftware tem participação tradicional no AU Vegas e esse ano contou com um representante especial.
Nosso gerente de projetos Tiago Ricotta foi um dos palestrantes com um tema sobre o Modelo BIM para Gerentes de Facilities e uso do produto Building Ops.





Inútil ou Impagável? Como preparar e usar o modelo BIM para FM e Building Ops

Você já pensou em todos os esforços necessários para utilização do BIM na fase de projetos e que depois estes modelos não são utilizados no gerenciamento de facilidades? Você tem alguma idéia de como usar seu modelo BIM para FM? Você sabe que o Autodesk Building Ops mais o Autodesk BIM 360 Field mais o seu modelo BIM podem ajudar você a economizar uma grande quantidade de dinheiro se você realmente usar o BIM para FM? Se você não tem idéia de como começar a pensar em integrar BIM e FM, esta palestra irá ajudá-lo a resolver todas essas perguntas. Esta sessão apresenta o Autodesk Building Ops e Autodesk BIM 360 Field.







Tiago Ricotta é Arquiteto & Urbanista. Possui mestrado em Planejamento e Tecnologia e pós-graduação em administração de empresas, além de ser um Project Management Professional (PMP). Recebeu o prêmio de Destaque Técnico por Criatividade e Inovação da Autodesk Brasil em 2016 e conta com 12 anos de experiência no mercado de arquitetura, engenharia e construção. Atualmente, é gerente de projetos da Brasoftware Informática, no qual é responsável pela gestão técnica e implementação dos projetos de implantação da BIM (Building Information Modeling) para a empresa. Ricotta foi um participante do evento Autodesk Revit Gunslinger 2014, palestrante no Autodesk University Las Vegas (2012) e Autodesk University Brasil (2013/2014/2016), além de ser um Autodesk Revit Certified Professional. Ele foi o responsável técnico para o primeiro contrato empresarial e implementação na América Latina para o Autodesk BIM 360 Field e o Autodesk Building Ops.

Acesse o video e o material da palestra: Inútil ou Impagável? Como preparar e usar o modelo BIM para FM e Building Ops

Assita as sessões do AU 2016 pelo link abaixo:


Saiba mais sobre os eventos Autodesk University:







sexta-feira, 18 de novembro de 2016

Desvendando a família BIM 360 - BIM 360 TEAM


Colabore com BIM 360 TEAM

BIM 360 Team é muito mais do que um visualizador de arquivos, para quem precisa apenas de um visualizador comum de arquivos, a solução gratuita da Autodesk é o A360 viewer. Se você já está pronto para fazer mais do que isso e realmente entender o que é colaborar com BIM e usar a potencialidade da nuvem, confira!

O BIM 360 Team é, basicamente, uma plataforma colaborativa para arquitetos, engenheiros e as partes interessadas do projeto para centralizar as informações e as atividades em um único espaço online. Sim, você pode visualizar arquivos, mas você também pode marcar, comentar, e interagir com mais de 100 tipos de arquivos 2D e 3D. Compartilhe arquivos, informações e decisões com sua equipe e colaboradores em tempo real e um local digital e central.

“Não são apenas pastas e arquivos, são discussões, comentários, informações — É o projeto inteiro; um banco de dados completo.
– Lior Gerling, BIM 360 Team Product Manager





Arquivo e ferramenta de pesquisa

O BIM 360 Team vai além do armazenamento e visualização de dados, ele é uma base de dados completa do projeto. Muito mais, pode-se procurar arquivos e componentes específicos dentro dos dados armazenados. O BIM 360 Team inclui metadados do projeto, e os usuários podem facilmente acessar informações dentro de uma simples barra de pesquisa.
A plataforma aceita mais de 50 formatos de arquivos 2D e 3D incluindo AutoCAD (DWG, CAD), DXF, Revit (RVT), IFC, e Navisworks (NWD, NWF)





Além disso, para a funcionalidade de Web que está disponível através de qualquer navegador, os usuários do BIM 360 Team tem acesso através de aplicativos para Android e iOS, em tablets ou smartfones. Estes componentes de pesquisa, e navegação viewcube, além de muitos outros.


terça-feira, 25 de outubro de 2016

Expansão do BIM 360 - A Autodesk e a Nuvem


A Autodesk anuncia com empolgação a união do BIM 360 Team ao portfolio BIM 360 de serviços. Formalmente o A360 Team, BIM 360 Team tem sido usado em equipes de projetos na engenharia, arquitetura e construção (AEC) e na indústria de manufatura.

O time BIM 360 é composto por profissionais de arquitetura e engenharia e através de uma plataforma Nuvem, permite que você projete, revise e interaja com os projetos, desde o conceitual até a fase de documentação.


Como isto se encaixa no portfolio BIM 360?

BIM 360 continua focando em entregar tecnologia para suportar o fluxo de trabalho do projeto a construção e atualizar as partes interessadas do projeto ao longo do ciclo de vida da obra. O lançamento do BIM 360 Docs no começo deste ano expandiu o portfólio do BIM 360 para as partes interessadas que entram mais cedo no ciclo de vida — suportando processos como revisão de construibilidade e criando um único repositório de dados para compartilhar informação entre os projeto e seus envolvidos. A equipe do BIM 360 agora expande esta pesquisa ainda mais. Agora, começando no projeto conceitual, o BIM 360 suporta colaboração de projetos e fluxo de trabalho através de entregas e operações.



O que o BIM 360 Team pode fazer?

O BIM 360 Team oferece a equipe de projeto um local central para compartilhar, visualizar e revisar, tanto os projetos 2D, quanto em 3D, de qualquer lugar. Isto ajuda as equipes a chegarem num consenso mais rápido, tomar decisões juntas, e construir o engajamento de todos.



Com BIM 360 Team, você pode:


  • Acessar um único espaço online para todos os membros das equipes se ajudarem entre si, a estarem o tempo todo conectados e organizados.
  • Fazer com que todos os membros da equipe, não apenas os projetistas, visualizem e remarcarem os modelos do projeto.
  • Transmitir ao vivo sessões de revisão com o modelo de construção compartilhado.
  • Acompanhar o processo do projeto com histórico de versões e controle para ajudar a garantir que cada área do projeto tenha acesso às informações mais recentes.
  • Acessar informações críticas de projeto de qualquer lugar — dentro de um navegador ou dispositivo móvel.


Fonte:

Autodesk abre novo BUILD Space em Boston

Autodesk tem estado na vanguarda do mundo do design por mais de 30 anos. 

Conforme os profundos conceitos de design evoluem, os espaços de criação e inovação se tornam muito importantes.

Então, a Autodesk anunciou recentemente a abertura de seu Autodesk BUILD Space com sede em Boston, um espaço para Inovação, Aprendizagem e Projeto, uma oficina de inovação industrial focada nos métodos de construção das coisas e dos ambientes no futuro.

"A maneira como as coisas estão sendo projetadas, construídas e usadas ​​está se transformando radicalmente, e a Autodesk está alimentando essa mudança aqui em Boston", disse Carl Bass, presidente e CEO da Autodesk. "O BUILD Space Autodesk é um lugar poderoso para influenciar a construção de tudo ao nosso redor, e o ciclo de retorno de nossos avanços devem estar em sintonia com essa visão futurista da indústria."




O BUILD Space Autodesk tem mais de 60 equipamentos de grande porte, incluindo seis robôs industriais, e 11  dedicados para madeira, fabricação de metal, compósitos, impressão em 3D, corte a laser, CNC (Computer Numerical Control) e de jato de água.


O espaço também inclui uma ponte rolante de 5 toneladas para grandes projetos de fabricação, transporte de equipamentos móveis e materiais entre os andares. Todos estes equipamentos permitem melhorar a integração e a resposta entre os softwares Autodesk e as ferramentas de fabricação mais inovadoras do mundo.

O prefeito de Boston, Martin J. Walsh tem apoiado este esforço, desde o tempo em que o  BUILD Space Autodesk era apenas um sonho e temos a sorte que o prefeito Walsh seja capaz de se juntar a Autodesk para a cerimonia de abertura.


"O Espaço BUILD Autodesk serve como um laboratório de pesquisa e desenvolvimento, onde os alunos e profissionais terão mais visão de futuro, em Boston e em todo o mundo vamos descobrir as próximas tecnologias de ponta em construção. Estou ansioso para a contribuição da Autodesk nos investimentos e crescimento do Build Space e ver todas as grandes idéias que nascem neste novo espaço ", acrescentou o prefeito Walsh.

Fonte:
http://blogs.autodesk.com/inthefold/autodesk-opens-new-build-space-for-the-future-of-making/

sexta-feira, 23 de setembro de 2016

MKZ Arquitetura e Martins adotam solução BIM


A Brasoftware finalizou um projeto em conjunto com a MKZ Arquitetura e a Martins Projetos de Instalações para implementação da tecnologia BIM - Building Information Modeling (Modelagem de Informações de Construção) por meio da solução Autodesk Revit em ambas as companhias. A proposta englobou consultoria para o desenvolvimento de um projeto de empreendimento residencial da Brasal Incorporações, em Brasília (DF).

O principal objetivo foi poder oferecer tanto o projeto de arquitetura quanto o de instalações 100% desenvolvidos na tecnologia BIM. A MKZ já utilizava a tecnologia e teve a ferramenta atualizada, enquanto a Martins utilizou pela primeira vez de maneira efetiva e pôde perceber as vantagens de um dimensionamento diretamente BIM.

“O principal benefício para nós foi poder fazer um projeto em BIM com o nosso próprio perfil. Conseguimos liberar um projeto muito bem detalhado e realizar a compatibilização de forma muito mais rápida. Sempre utilizamos o AutoCAD como prancheta eletrônica e, diante disso, vimos muitos benefícios de migrar para a tecnologia BIM. Uma inclinação que daria problema no futuro, por exemplo, é possível ser resolvida antes. Já fomos enxergando soluções melhores durante o projeto, o que dificilmente teríamos trabalhando em 2D”, destacou Alan Rocha, Gerente de Projetos da Martins Projetos de Instalações.

Para o empreendimento, as empresas contaram com cerca de seis meses de consultoria da Brasoftware para entregar o projeto 100% em BIM, no mês de junho. O BIM permite a construção virtual do edifício, com todas as disciplinas do projeto modeladas tridimensionalmente, centralizando as informações em uma única fonte de dados confiável. Desta forma, uma alteração de um elemento construtivo é atualizada automaticamente nas diversas pranchas do projeto, uma vez que o modelo 3D nada mais é do que o prédio edifício “construído virtualmente”.



Ao fazer o projeto desde o início no BIM, as empresas tiveram um grande ganho de qualidade, pois as soluções puderam ser projetadas e definidas com muito mais critério. Anteriormente, quando o projeto de instalações era feito na plataforma 2D, as construtoras estavam demandando as compatibilizações do projeto executivo em 3D, contratando para tal empresas de modelagem para passar o projeto de instalações do 2D para o 3D e gerar os relatórios de interferências (clashes). Essa etapa vinha trazendo problemas para as construtoras, que agora estão demandando projetos de instalação desde o início no BIM, o que evita erros. Para a construtora, reduz uma etapa e um foco de problema.

“É muito difícil modelar um projeto de instalação que não tenha sido desenhado por você mesmo. Há alguns detalhes importantes que apenas quem desenvolveu vai saber especificar. Isso estava gerando muitos problemas para as construtoras. Com o projeto sendo feito em BIM, conseguimos dar novos rumos ao seu andamento. Senti uma enorme diferença em termos de chances de melhoramento. Eu não estava consertando um projeto, estava criando um”, completou Alan.

Parceria e novos negócios em conjunto

Para a MKZ Arquitetura, outro importante ganho foi poder contar com um novo parceiro 100% alinhado com projetos na mesma tecnologia. As duas empresas já haviam realizado projetos em conjunto anteriormente e vislumbram novos negócios em parceria.
“É muito importante podermos contar com parceiros utilizando a tecnologia BIM, assim como já vínhamos fazendo. Havia diversos conflitos nos projetos e esse trabalho com a Brasal provou o quão importante é termos esse alinhamento. Nosso foco é o de desenvolvermos todos os projetos em BIM, o que só é viável com todos os demais parceiros também projetando em BIM desde o início. Desta forma conseguimos ganhos de qualidade enormes no projeto, pois o mesmo é feito de maneira integrada entre todas as disciplinas, com todos contribuindo para a construção virtual do edifício e antecipando os problemas da obra”, disse Rodrigo Jardim, Gerente de Projetos da MKZ.

Rodrigo Jardim destacou também a importância dos ganhos de qualidade com BIM para todos os envolvidos no projeto. “Nós fazemos o projeto inteiro, incluindo as etapas de executivo e detalhamento. Se não contarmos com parceiros no BIM, perderíamos muitas das vantagens. Ficaríamos somente na arquitetura e, na hora de compatibilizar o projeto, seria preciso voltar ao 2D. O intuito deste projeto piloto era fazer todo o projeto executivo, clashes de compatibilização, detalhamento e a parte de quantitativo de materiais desse prédio, o que só foi possível com os demais parceiros também projetando em BIM”, concluiu Rodrigo.

A Brasoftware, que conta com escritório em Brasília, trabalha em diversas frentes para levar as principais tecnologias do setor aos clientes da região Centro-Oeste.

“Os projetos em BIM nesta região estão um estágio atrás do que em outros locais do país, como no Sudeste. Estamos trazendo um novo conceito e esse projeto inédito para a Brasoftware em Brasília, mostra a importância dessa migração para o BIM e certamente vai embasar o início de outras demandas neste sentido. O setor tem percebido o crescimento da tendência e, hoje, algumas construtoras já adotaram a utilização do BIM a níveis bem avançados. Estamos trabalhando nesse cenário e prestando nossos serviços para atualizarmos os negócios dos nossos clientes e otimizarmos seus resultados”, declarou Tiago Ricotta, Gerente de Projetos da Brasoftware.


Fonte: 
http://www.decisionreport.com.br/publique/cgi/cgilua.exe/sys/start.htm?infoid=23936&sid=4


quinta-feira, 15 de setembro de 2016

Ciclista alemã é prata com prótese feita pela Autodesk em impressora 3D

Jogos Paraolímpicos - Rio 2016


Fraissat/Folhapress


Denise Schindler, 30, também ganhadora de uma prata nos Jogos de Londres-2012, perdeu a perna direita em um acidente quando tinha dois anos. Para ela, melhores performances dos atletas e mais acesso à tecnologia de ponta fazem parte da essência dos Jogos Paraolímpicos.

A prótese de Denise, produzida pela Autodesk, empresa que defende a ideia da produção de modelos de forma mais rápida e a custo mais acessível, passou por uma série de testes. A atleta começou utilizando-a por duas horas por dia, depois aumentando para seis horas até usá-la em competição.

"É preciso muito treino e paciência para se adaptar a uma prótese nova, vinda de uma ideia nova. Mas é algo de um nível muito superior, não posso reclamar de nada."

Como costuma ocorrer nos Jogos Paraolímpicos, a edição do Rio reacendeu a discussão sobre o suposto poder de melhorar índices e desempenhos que a tecnologia pode dar aos atletas com acesso ao que há de melhor em desenvolvimento no mundo.

OFICINA NA VILA

Reunindo cem técnicos e toneladas de material de reparo, como pneus, ligas de titânio, cola para remendos e até acessórios para que um cadeirante possa conduzir uma bandeira, foi montada uma mega-oficina para atender aos atletas com deficiência na Vila Paraolímpica.

Até agora, foram feitos 2.560 reparos em próteses, cadeiras de competição, muletas e outros instrumentos de acessibilidade. A prioridade é para equipamentos fundamentais aos atletas, como cadeiras de rodas ou os que serão usados em competições.



Fontes: 


sexta-feira, 2 de setembro de 2016

Contagem regressiva para o AU!

O AU (Autodesk University), maior evento da Autodesk no Brasil, começa dia 13 de Setembro.
Quem ainda não inscreveu, ainda dá tempo, mesmo após as mais 1200 inscrições, temos vagas para mais interessados.
Se você já se inscreveu, é hora de escolher as palestras e fechar a agenda.

A Brasoftware, além de patrocinadora Silver do evento 2016, tem tradição de participação em varias edições, tanto Brasil como Las Vegas.

Entre as muitas palestras desta edição, destacamos 3 que devem estar na sua agenda.




Confira os detalhes:

Dia 13 

1- Autodesk BIM 360 Field na prática: processos, possibilidades e resultados!  (AUBR-091)

10:45 AM  -  11:45 AM
Palestrantes:  Tiago Ricotta

Nesta sessão serão apresentadas os processos e possibilidades da tecnologia BIM 360 da Autodesk tendo como foco central a utilização do sistema BIM 360 Field para gerenciamento de canteiros de obras e sua integração com outras tecnologias como Autodesk Revit, Autodesk BIM 360 Glue e Autodesk Building Ops. Integração de dados entre um modelo BIM e a obra, coleta de dados em campo, operação e manutenção da edificação e gerenciamento e análise de dados serão abordados de forma ampla nesta palestra.

2 - Dynamo na prática: solucionando o impossível no Autodesk Revit de forma simples  (AUBR-111)


10:45 AM  -  11:45 AM
Palestrantes: Eduardo Rocha Tavares


Quantas vezes nos deparamos com situações de modelagem ou informação no Autodesk Revit onde pensamos “Se existisse uma forma de fazer isto com um clique seria ótimo”. Esta forma existe e se chama Autodesk Dynamo!
Nesta palestra iremos apresentar como aplicações desenvolvidas no Autodesk Dynamo de forma simples e rápida geraram grandes resultados em processos internos da quattroD bem como para os clientes.

3 - Tecnlogia de renderização e o processo criativo em Arquitetura  (AUBR-074)

3:30 PM  -  4:30 PM
Palestrantes: Ricardo Eloy Bagnariolli

Nesta palestra, abordarei as novas tecnlogias de renderização e a maneira como elas podem influenciar o processo criativo em Arquitetura. Do feedback fisicamente correto do comportamento da luz e materiais à interação com o cliente, veremos em que momentos do processo de projeto a renderização pode desempenhar um papel crucial na facilitação do entendimento de projeto e na sua concepção.




sexta-feira, 26 de agosto de 2016

Governo do Paraná investindo em BIM

Governo e universidades firmam parceria para fomentar tecnologia BIM

A parceria entre o governo do estado do Paraná e as Universidades foi firmada na noite da última terça-feira (23), no auditório do Instituto de Engenharia do Paraná (IEP).

Com a parceria, as universidades farão pesquisas científicas e formarão profissionais de engenharia e arquitetura preparados para trabalhar com a ferramenta BIM. O envolvimento das universidades atende ao Plano de Fomento BIM da Secretaria de Infraestrutura e Logística, previsto dentro das ações do Governo do Paraná até 2018.

“É um trabalho que vem sendo planejado desde 2014, pensando no futuro do Paraná. O BIM representará um salto na qualidade de projetos e na execução das obras públicas”, afirmou o secretário de Infraestrutura e Logística, Eng. José Richa Filho.

Nas universidades, a expectativa é de que o uso da plataforma estimule os acadêmicos a desenvolver novas pesquisas, contribuindo diretamente para a sociedade. “A ajuda contribui para o desenvolvimento dos projetos públicos e para a formação dos alunos nos níveis de graduação, mestrado e doutorado”, destacou o reitor da UFPR, Prof. Zaki Akel Sobrinho.

“Esse termo de cooperação integrará as ações, garantido mais produtividade, eficiência e inovação. Hoje, os profissionais devem estar capacitados para trabalhar com novas tecnologias e a universidade é a porta de entrada para essa especialização”, acrescentou o reitor da Universidade Positivo, Prof. José Pio Martins.




Portal BIM - No evento também foi anunciado o lançamento oficial do Portal BIM Paraná (www.bim.pr.gov.br). O Portal será atualizado constantemente com informações sobre as ações do Governo do Paraná referentes ao BIM, além de um acervo digital de pesquisas acadêmicas e as principais novidades da Rede BIM no mundo.

Essa iniciativa mostra a força que a tecnologia BIM está apresentando no mercado brasileiro e a tendência é que ações como esta sejam cada vez mais presentes. Além de uma nova metodologia de trabalho, os benefícios da utilização BIM é uma necessidade real. 

O Building Information Modeling (Modelagem de Informações da Construção), propicia através de informações detalhadas, projetar modelando em 3D, planejar e simular a construção virtual (4D), levantar quantitativos e custos com melhor controle e acurácia (5D), planejar e simular consumo de água e energia (6D) e finalmente planejar e simular a manutenção do empreendimento durante todo o ciclo de vida do empreendimento (7D).


Fonte:


quinta-feira, 18 de agosto de 2016

Inovaday - Um dia de inovações

Brasoftware está sempre pensando em entregar conteúdo de qualidade para seus clientes e para o mercado de forma geral. 

Para tanto, mais um evento será promovido em parceria com iniciativas governamentais, faremos parte do InovaDay sobre o tema BIM.

O conteúdo será entregue por renomados profissionais do mercado BIM, além da apresentação de resultados das implementações BIM já realizadas com sucesso.




Palestrantes e temas abordados:

Tiago Marçal Ricotta (Brasoftware) -  BIM - Conceitos, aplicação e estágio de adoção

Eduardo Sampaio Nardelli (CAU-SP) - To BIM or not toBIM

Ricardo Grisolia Esteves (FDE) - Implantação BIM na FDE

Anna Bramo (Metodo Engenharia) - A evolução da informação em tempos de crise

Silvestre Eduardo Rocha Ribeiro (CPTM) - Implantação do BIM na CPTM

Data e local:

02 de Setembro às 8:30
Auditório do Edificio Cidade I - Rua Boa Vista, 170 - Centro - SP


Não perca a oportunidade aprender mais sobre BIM e inscreva-se:

Inscrições : http://igovsp.net/inovaday/inovaday-especial-bim/ 
Transmissão ao vivo: http://igovsp.net/inovaday/ao-vivo/ 

sexta-feira, 12 de agosto de 2016

Autodesk lança novo serviço na nuvem chamado LIVE

O Autodesk Live permite que usuários do Autodesk Revit possam ver seus modelos por dentro, em um clique, isto é trazer o modelo BIM para a Vida.

A Autodesk, Inc. anunciou recentemnete o lançamento do Autodesk LIVE, um novo serviço de visualização interativa que oferece aos usuários do Revit nas indústrias de arquitetura, engenharia e construção (AEC) a capacidade de transformar seus projetos em modelos 3D totalmente interativos.

Anteriormente conhecido como “Projeto Expo,” a experiência no Autodesk LIVE atrai espectadores para a história de um projeto arquitetônico muito parecido com um videogame. Com um clique no Revit, Autodesk Live converte uma visualização de projeto em um modelo interativo na nuvem sem você perceber o processo acontecendo.

“Enquanto uma imagem pode dizer mais que mil palavras, a Autodesk acredita que uma experiência imersiva diz tudo”, afirma Amar Hanspal, vice-presidente sênior, da Autodesk. “LIVE é um exemplo de como o desenvolvimento de filmes e jogos influenciam as expectativas dos clientes em todo o setor de AEC. Imagine que a partir de agora você poderá pisar em um prédio, por exemplo, e conhecer todo o espaço antes dele ser real. Com tal simplicidade, os clientes podem fazer mais do que apenas ver o que um espaço parece, eles podem conhecer melhor e ter a sensação de estar dentro do empreendimento. O Autodesk LIVE pode mudar para sempre a forma como os profissionais de AEC se comunicam com seus clientes “.





Com o LIVE, a Autodesk oferece ferramentas de visualização para profissionais de AEC para todos os níveis de experiência. LIVE é a mais recente oferta na família de ferramentas de visualização da companhia. Há um ano foi anunciado o software Stingray, que é o motor de jogos 3D da Autodesk, além do já conhecido 3ds Max, para trazer modelos de informação (BIM) do Revit para o mundo da realidade virtual. O Autodesk LIVE suporta as tecnologias de realidade virtual, tais como HTC Vive, Oculus Rift e outras marcas populares que são esperadas estarem disponíveis no futuro.

Para economizar tempo e evitar frustração

Com o Autodesk LIVE, arquitetos e profissionais de engenharia e construção podem:

Preparar modelos Autodesk Revit para a exploração em tempo real, em apenas alguns minutos;
Integrar modelos Revit com um modelo de ambiente de terreno para adicionar mais rapidamente escala e contexto em torno de qualquer edifício;
Converter conteúdo fotorrealista (RPC), modelos de pessoas, e modelos de vegetação, para 3D em tempo real
Compreender melhor como objetos BIM devem se comportar, como dados de BIM são trazidos para o ambiente Autodesk LIVE. Por exemplo, o LIVE sabe que uma porta é uma porta, e, como tal, vai abrir e fechar enquanto o usuário se move pelo modelo e passando pela porta. Outro exemplo inclui a capacidade de mostrar a hora ,o dia e o ano, o que pode ser ajustado a qualquer momento para ver padrões de sol e sombra representativas.


Disponibilidade

O novo serviço Autodesk LIVE já está disponível para assinantes do Autodesk Revit por um custo adicional mensal e acessível. O serviço está disponível apenas em Inglês por enquanto através da e-store.


Fonte:
http://blogs.autodesk.com/autodesk-infrabrasil/autodesk-live/

terça-feira, 26 de julho de 2016

Chegou a vez de Belo Horizonte!!!

Brasoftware Belo Horizonte - MG



Com mais de 29 anos de história e um dos mais antigos parceiros da Autodesk na América Latina, a Brasoftware abre seu novo escritório em Minas Gerais e vem oferecer a sua empresa as melhores soluções Autodesk.

Contamos com um time de especialistas dedicados a operação Autodesk para que possamos entregar um alto valor agregado em todo o portfólio de soluções. São mais de 20 anos de experiência na comercialização de licenças e projetos entregues em clientes dos mais diversos portes, como escritórios de arquitetura, construtoras, empresas de engenharia e setor público.


Direct Value Added Reseller - DVAR

Único parceiro da América Latina a operar no mais alto nível de parceria disponível, o que permite que a Brasoftware efetue transações diretamente com a Autodesk nos EUA.


Saiba mais: http://www.brasoftware.com.br/

quarta-feira, 20 de julho de 2016

Abertas as inscrições do Autodesk University Brasil 2016.

Autodesk University Brasil 2016


O maior evento de compartilhamento de tecnologia e conhecimento da Autodesk já está com inscrições!

O AU- Autodesk University, evento tradicional que reúne empresas, usuários e curiosos pelas tecnologia Autodesk por todo mundo, este ano acontecerá em Setembro em sua versão brasileira.
A reunião que passou a ser tradição primeiramente em Las Vegas já conta com grandes eventos também na Russia, India, China e muitos outros países. 



O evento no Brasil será nos dias 13 e 14 de Setembro no WTC Convention Center em São Paulo – SP. As incrições são feitas pelo site e tem preços promocionais aos inscritos até 31/07.

– 13 de Setembro: Sessões Gerais e de Indústria, Certificação e Hands-on, Autodesk Gallery 2016, Expo de Parceiros e Tecnologias Estratégicas


– 14 de Setembro: Fóruns executivos de liderança BIM e empreendedorismo (atividades optativas)

Participe de palestras e fóruns de discussão com especialistas de sua indústria. Perspectivas, melhores práticas e ideias inovadoras para mantê-lo em dia com o futuro de sua profissão e de seu negócio.

Confira 10 motivos para você não ficar de fora:

1 – ACESSO A NOVAS TECNOLOGIAS EM PRIMEIRA MÃO
Explore as tendências e soluções mais recentes na Área de Exposições e no novo Laboratório Hands on.

2 – ATUALIZAÇÃO E CAPACITAÇÃO PARA SUA CARREIRA
Experimente novas maneiras de ser criativo e produtivo em sua profissão, aprendendo novos processos, práticas colaborativas e ferramentas modernas de trabalho.

3 – ACELERE SEUS NEGÓCIOS COM NOVAS POSSIBILIDADES
Descubra como o poder do software da Autodesk pode ampliar sua eficiência e seu diferencial competitivo na conquista e na entrega de projetos.

4 – CERTIFICAÇÃO GRATUITA E NO LOCAL
Valide suas habilidades e sua proficiência com os exames de certificação da Autodesk.

5 – UM EVENTO DE NÍVEL INTERNACIONAL – NO BRASIL
Aprenda ao vivo com alguns dos maiores especialistas do Brasil e do mundo em design, arquitetura, engenharia e tecnologia de projetos.

6 – OPORTUNIDADES DE NEGÓCIOS
Cultive contatos profissionais de alto nível, nos fóruns executivos e nas diversas oportunidades de interação e exploração ao longo do evento.

7 – PROJETOS REAIS, PROFISSIONAIS E EMPRESAS REAIS
Veja como outros profissionais como você estão vencendo desafios com as soluções da Autodesk.

8 – ATUALIZE SUA VISÃO SOBRE ‘THE FUTURE OF MAKING‘
Como trabalhar, projetar e inovar. Esteja à frente e preparado para as mudanças.

9 – CONSULTORIA DE ESPECIALISTAS
Receba dicas e suporte prático nas sessões de dicas e truques com a Comunidade Autodesk, os Expert Elite e os parceiros de treinamento e consultoria Autodesk.

10 – VOLTE PARA CASA INSPIRADO PARA INOVAR MAIS
Acelere o retorno de seu investimento no AU Brasil com materiais colhidos nas palestras, exposição e outras atividades do AU que visam rápida adoção.

Faça sua inscrição e participe!

Saiba Mais:



sexta-feira, 15 de julho de 2016

Workshop Online Padrão ABNT


NOVO PADRÃO DE QUALIDADE - Conheça suas principais mudanças e seus impactos

ABNT 15.965 - A Norma BIM Brasileira para Construção Civil





A norma ABNT 15.965 tem por objetivo apresentar a estrutura de classificação, que define as características dos objetos da construção, para a aplicação na tecnologia de modelagem da informação da construção pela indústria brasileira de Arquitetura, Engenharia e Construção (AEC). A norma está em estágio avançado de desenvolvimento e poderá impactar diretamente todos os parceiros da construção civil que estão trabalhando com BIM.





Convidamos você e sua equipe para participar deste Workshop Online que visa esclarecer como a norma está estruturada e como poderá ser utilizada em seus modelos.


Faça sua inscrição no através do link abaixo:


http://www2.brasoftware.com.br/abnt2607/


Convide sua equipe e não perca!!!

sexta-feira, 8 de julho de 2016

Autodesk // Labs

Você a frente do seu tempo!


O Autodesk Labs, que faz parte do Escritório CTO (Chief Technology Officer) é a plataforma pública para compartilhamento de novas tecnologias e desenvolvimento da Autodesk.
No portal da comunidade é possível baixar versões de teste para vários produtos em desenvolvimento que a Autodesk disponibiliza gratuitamente a fim de receber a opinião dos usuários.

O retorno dos usuários são de suma importância para melhorias potenciais nos produtos que ainda estão em sua fase "beta".
O objetivo é compartilhar tecnologia que comercialmente relevante para nossos clientes - envolvendo mercados de arquitetura, manufatura, engenharia civil, games entre outros.
A melhor maneira de aprender com o Autodesk Labs é fazer parte da comunidade e começar a testar os produtos indicados para o seu negócio.


Veja as principais tecnologias que já estão na comunidade Autodesk Labs:

Criador de modelos 3D no Autodesk Inventor a partir de dados 2D



Conecta o Dynamo ao Robot Structural Analysis


Explore o microscópico mundo do design molecular


Fontes: 

quinta-feira, 23 de junho de 2016

As novas Autodesk Industry Collections estão chegando!


Temos informações importantes para você.



Dando prosseguimento a transição para um negócio totalmente baseado em assinaturas, a Autodesk continua comprometida em oferecer mais valor, flexibilidade e um modo mais fácil de acessar o software Autodesk de que você precisa.

Em 1º de agosto de 2016, serão apresentadas as novas Autodesk Industry Collections e encerrareda a venda das Autodesk Design & Creation Suites.
As Industry Collections fornecerão acesso a uma ampla seleção de softwares Autodesk essenciais ao seu trabalho. Elas oferecerão acesso imediato a novas tecnologias, serviços em nuvem e diversas opções de licenciamento. Resumindo, as Industry Collections darão a você a liberdade de acessar os softwares que quiser, quando preferir. Saiba mais sobre as Autodesk industry collections aqui.



Para incentivar a adoção das Autodesk Industry Collections, a venda de assinaturas e licenças permanentes das Autodesk Design & Creation Suites será encerrada depois de 31 de julho de 2016.
Se você quiser adquirir mais suítes antes de 1º de agosto de 2016, recomendamos que assine agora e mude com facilidade para uma das novas Industry Collections no futuro, se assim desejar.


Se desejar continuar recebendo atualizações, suporte e outros benefícios para as Autodesk Design & Creation Suites, você poderá recebê-los durante toda a vigência de sua assinatura ou plano de manutenção atual.
Para saber mais sobre Autodesk Industry Collections e as opções para mudar sua assinatura (se quiser fazer isso), leia nossas Perguntas frequentes.


As Industry Collections serão dividas em 3 segmentos, cada uma delas com produtos essenciais ao seu setor :

  • COLEÇÃO PARA ARQUITETURA, ENGENHARIA E CONSTRUÇÃO
  • COLEÇÃO PARA PROJETO E CRIAÇÃO
  • COLEÇÃO PARA MÍDIA E ENTRETENIMENTO

As Colletions são a reunião dos melhores softwares para o trabalho que você está fazendo, perfeito para quando você precisar de mais de um produto da Autodesk.

Saiba mais: