O processo de projeto e construção baseado em BIM está se consolidando cada vez mais Brasil, prova disso é a adoção da tecnologia pela iniciativa pública. Espera-se que com as novas diretrizes BIM os processos de contratação/licitação sejam mais efetivos.
Um grande passo para o avanço desse cenário aconteceu no último dia 2 março, com o com disponibilização dos catálogos da FDE.
A Fundação para o Desenvolvimento da Educação (FDE) oferece, novos produtos técnicos. Além dos catálogos técnicos, listagem de preços e tabela de honorários, estão disponíveis consulta à listagem de insumos e consulta à listagem de preços com índices trabalhistas e tributários ajustáveis, o que possibilita recalcular o preço de um serviço e confrontá-lo com o preço da FDE, entre outras alternativas.
Também estão disponibilizados, na página de consulta aos catálogos técnicos, as famílias, templates e manuais relacionados ao BIM (Building Information Modeling). Essa metodologia permite aos gestores da construção e da edificação escolar ter maior controle e precisão durante as fases de projeto, na execução da obra, e ao longo da vida útil da edificação.
Os produtos técnicos são produzidos a partir de todo o conhecimento que a Fundação adquiriu em arquitetura, construção e mobiliário escolar. São consultados por estudantes, escritórios de arquitetura e construtoras para realizar suas obras e intervenções de acordo com as normas e especificações técnicas exigidas e com a legislação vigente.
O acesso aos produtos técnicos é realizado por meio de cadastro no portal da FDE, via inscrição gratuita e por assinatura. Para se cadastrar clique aqui.
Fonte:
http://www.fde.sp.gov.br/PagePublic/InternaNoticias.aspx?codNoticia=752&codigoMenu=49
Nenhum comentário:
Postar um comentário