sexta-feira, 24 de fevereiro de 2017

BIM no projeto e construção da ponte Fanli

A ponte Fanli na cidade de Yixing província de Jiangsu é uma ponte suspensa suportada por três estruturas principais que cruzam o rio Dongjiu para conectar a avenida Fanli. Tem um vão de 500 metros com 6 pistas de circulação e um custo de construção de aproximadamente de $100 milhões de dólares. A firma Tongju Architectural Design and Research Institute projetou a ponte e está envolvida no planejamento, logística e construção do mesmo. O vão e a disposição das estruturas de suporte tornaram-se um desafio incomum, mas graças a ajuda de processos BIM e com base na análise modelo inteligente e design de planejamento virtual, alcanlou um desempenho acelerado, com redução de custo e tempo (em comparação com o processo convencional).

Projeto BIM

Desafios nos processos do projeto

  1. Projeto de reforços e contraventos para garantir a estabilidade das torres, em especial no planos inferiores e áreas para cabos de ancoragem.
  2. Dimensionamento de vigas de aço e colunas, de modo que as seções cumpram as normas de transporte em estradas e cidades. Assim como a facilidade de montagem das mesmas com as especificações dos guindastes.
  3. A colaboração entre os envolvidos na concepção das torres, trilhos e cabos tensores.
  4. Calcular o espaço operativo para montar as estruturas e pós-construção para manobras de manutenção.

Trabalho baseado no modelo

Para efeito de projeto do modelo 3D inteligente, a plataforma principal foi feita no Revit, começando como um modelo central para projeto estrutural e documentação, também usando ferramentas para criar visualizações para melhor compreensão e tomada de decisão. Os fluxos de trabalho com base em um modelo central, ajudando a melhorar a eficiência e reduzir o trabalho de projeto. Ter todas as informações em um modelo abrangente, para membro da equipe, teve um maior acesso, tornando mais fácil de gerenciar o processo de projeto global.




Construção BIM

Desafios no processo de construção:

1. Como fazer a estrutura de aço para a construção das torres, a ordem correta das soldas e montagem.
2. Planeamento e trabalho de agendamento para maximizar o desempenho de pessoal, máquinas e materiais.
3. Logística e posicionamento dos flutuantes e estáticos guindastes para evitar colisões e melhorar o desempenho.
Planejamento e simulação de processos de construção:
Graças ao Navisworks Manage, o Tongji combinou o modelo estrutural da ponte com modelo de engenharia Civil 3D das estradas adjacentes e meio ambiente para a coordenação das várias disciplinas e detecção de interferência.


Este modelo multidisciplinar foi usado para planejamento e simulação de processos de construção, ajudando a equipe a avaliar vários cenários virtualmente para evitar problemas no processo de construção real.
A simulação dentro Navisworks ajudou no trabalho de programação de tarefas e situações críticas para o desempenho mais eficiente do pessoal, equipamentos e materiais.

O resultado

A empresa informa que evitando projeto manual e todos os retrabalhos, eles foram capazes de reduzir o tempo de projeto em 40 por cento. Usando modelos inteligentes da fase de projecto e, em seguida, simular o plano de construção e ajudar a reduzir o tempo de construção em 30%. Além disso, o uso de modelos ajudaram a agilizar a fabricação de componentes e reduziu o tempo de produção em 20%.

Tempo e dinheiro, veja alguns indicadores de como o BIM ajudou a ganhar tempo e dinheiro

  • redução de 40% no tempo de projeto.
  • redução de 30% no tempo de construção.
  • redução de 20% na produção dentro da estrutura.
  • $ 2 milhões de dólares economizados, reduzindo o tempo de execução da obra.
Fontes: 

Nenhum comentário:

Postar um comentário