sexta-feira, 16 de junho de 2017

"Criamos software para quem cria coisas"

"Os softwares de projetos 3D estão presentes em todo lugar, à nossa volta: no carro que dirigimos, no escritório, em nossa casa, nos videogames, nos prédios, estádios, nas pontes ou nas rodovias. Nas últimas décadas, eles foram responsáveis por uma verdadeira revolução na arquitetura e na engenharia, e na própria indústria manufatureira, ao ajudar as empresas a projetar e a criar desde as menores peças e objetos até os maiores edifícios e obras como as do novo Canal do Panamá".
Estas palavras são de Greg Eden, vice-presidente global de Comunicações de Novas Marcas da Autodesk, em sua recente visita ao Brasil, país em que a empresa conta com mais de 30 mil clientes no País. Há 23 anos no Brasil, a Autodesk tem entre seus "cases" de maior sucesso grandes corporações como a Camargo Correia e a Fundação para o Desenvolvimento da Educação (FDE).

Na visão do executivo, a Autodesk é uma empresa especializada em "criar software para pessoas que criam coisas". Ou, em inglês: "Autodesk makes software for people who make things". E são coisas em campos tão diversos quanto arquitetura, engenharia, construção, mídia e entretenimento.
Nessas áreas, no passado, tudo era muito mais lento e complicado, como se lembram bem os profissionais mais experientes, quando elaboravam projetos dos objetos mais complexos e de edifícios. Com o incrível avanço dos softwares de projetos 3D apoiados em computadores, nos últimos anos, tudo mudou, nesse mundo dos projetos apoiados em computador, mundialmente conhecidos com o nome de CAD (Computer-Aided Design).
A Autodesk e a Transformação Digital
A Autodesk sempre apoia com muita força as mudança no mundo digital. Uma das primeiras revoluções da qual ela participou ativamente, foi a mudança da prancheta para CAD. 
Assim como na revolução CAD nos anos 80, hoje passamos pela implantação do BIM (Building Information Modeling), os modelos 3D ultrarrelistas, impressão 3D, o uso dos óculos de realidade virtual, os motores de render cada vez mais pontentes, o design generativo e uma série de outras tecnologias nas quais a Autodesk é pioneira. 

Isso faz da Autodesk uma grande fornecedora de soluções maduras para o mercado digital.
Conheça as soluções Autodesk:
Fonte:

terça-feira, 30 de maio de 2017

Atualização Crítica: AutoCAD / AutoCAD LT 2018.0.2

A Autodesk lançou uma atualização critica na versão 2018.0.1 do AutoCAD / AutoCAD LT, que se não instalada causará a expiração do software, no dia 1º de junho de 2017. O problema foi rapidamente resolvido com o lançamento da versão de atualização AutoCAD 2018.0.2/AutoCAD LT 2018.0.2; no entanto, nós acreditamos que aproximadamente 5000 contas de usuários ainda não instalaram essa “correção”.
Esta correção esta disponível no Autodesk Desktop
E também na sua Autodesk Account, para instalar siga os seguintes passos:

1 – Acesse a Autodesk Account
 2 – Vá até o menu  Management

3 – Acesse o produto AutoCAD e vá em Updates & Add-ons

4 – Procure a atualização critica faça o download e instale

Para evitar desnecessariamente interrupções de produtos ou serviços, a Autodesk está tomando ações imediatas para chegar aos clientes afetados. Nós salientamos a importância de você e sua organização tornarem-se familiar com esta situação (e correção). As atualizações devem ser instaladas antes de 1 de junho de 2017.
Obrigado por sua parceria e apoio. Se você tiver alguma dúvida, entre em contato com seu parceiro Autodesk.
Esta atualização é valida para os seguintes softwares:
AutoCAD® 2018 AutoCAD® Architecture 2018 AutoCAD® MEP 2018 AutoCAD® Mechanical 2018 AutoCAD® Electrical 2018 AutoCAD® Map 3D 2018 AutoCAD® Civil 3D® 2018 AutoCAD® Plant 3D 2018 Advance Steel 2018 AutoCAD LT 2018.0.2
Para dúvidas nos mande um email  suporteautodesk@brasoftware.com.br

terça-feira, 23 de maio de 2017

AutoCAD Mobile!



Todo o poder de design do AutoCAD onde você estiver!




O AutoCAD® para dispositivos móveis é uma ferramenta de desenho e elaboração que permite visualizar, criar, editar e compartilhar desenhos do AutoCAD em dispositivos móveis — a qualquer momento, em qualquer lugar.


  • Desenhe, edite e modifique desenhos.
  • Trabalhe offline ou conectado com as principais drives do Mercado.
  • Use sua Smart pen e apresente seus projetos em tempo real
  • Disponível para mobiles Android, IOS, Windows e na Web.


Confira detalhes no video.



terça-feira, 9 de maio de 2017

Chegaram as versões 2018 - Workshop Online



Convidamos você e sua equipe para participar deste Workshop Online e conhecer as novidades da linha 2018 Autodesk. Veja as principais diferenças da nova linha e como as soluções Autodesk estão projetadas para o futuro e irão revolucionar o mercado de Arquitetura, Engenharia e Construção.




Iniciando a apresentação dos produtos 2018, serão abordadas novidades e ferramentas das soluções AutoCAD e Revit. Em breve teremos mais sessões com outras soluções.



Não fique de fora, faça sua inscrição!

Inscrições:


sexta-feira, 17 de março de 2017

O Revit e a Nuvem

Revit Live

O novo serviço de nuvem Revit® Live transforma os modelos Revit e Revit LT em uma experiência imersiva através de um clique, ajudando os arquitetos a entender, explorar e compartilhar seus projetos.


Entre as principais vantagens do serviço destacam-se:

Facilidade de uso
Transformação intuitiva de seu modelo BIM em imagens reais

O poder da nuvem
Em alguns minutos seu modelo Revit/Revit LT está com os dados disponíveis na nuvem

Animação de objetos
Durante a navegação em seu modelo, as portas se abrem e as arvores se mexem. Uma imersão de realidade.


Neste vídeo um pouco das transformações que podem acontecer em seu modelo:



Fonte:
http://www.autodesk.com/products/revit-live/free-trial

sexta-feira, 10 de março de 2017

FDE disponibiliza novos produtos técnicos em março

O processo de projeto e construção baseado em BIM está se consolidando cada vez mais Brasil, prova disso é a adoção da tecnologia pela iniciativa pública. Espera-se que com as novas diretrizes BIM os processos de contratação/licitação sejam mais efetivos.
Um grande passo para o avanço desse cenário aconteceu no último dia 2 março, com o com disponibilização dos catálogos da FDE.
  
A Fundação para o Desenvolvimento da Educação (FDE) oferece, novos produtos técnicos. Além dos catálogos técnicos, listagem de preços e tabela de honorários, estão disponíveis consulta à listagem de insumos e consulta à listagem de preços com índices trabalhistas e tributários ajustáveis, o que possibilita recalcular o preço de um serviço e confrontá-lo com  o preço da FDE, entre outras alternativas.

Também estão disponibilizados, na página de consulta aos catálogos técnicos, as famílias, templates e manuais relacionados ao BIM (Building Information Modeling)Essa metodologia permite aos gestores da construção e da edificação escolar ter maior controle e precisão durante as fases de projeto, na execução da obra, e ao longo da vida útil da edificação.


Os produtos técnicos são produzidos a partir de todo o conhecimento que a Fundação adquiriu em arquitetura, construção e mobiliário escolar. São consultados por estudantes, escritórios de arquitetura e construtoras para realizar suas obras e intervenções de acordo com as normas e especificações técnicas exigidas e com a legislação vigente.

O acesso aos produtos técnicos é realizado por meio de cadastro no portal da FDE, via inscrição gratuita e por assinatura. Para se cadastrar clique aqui.

Fonte:
http://www.fde.sp.gov.br/PagePublic/InternaNoticias.aspx?codNoticia=752&codigoMenu=49

sexta-feira, 24 de fevereiro de 2017

BIM no projeto e construção da ponte Fanli

A ponte Fanli na cidade de Yixing província de Jiangsu é uma ponte suspensa suportada por três estruturas principais que cruzam o rio Dongjiu para conectar a avenida Fanli. Tem um vão de 500 metros com 6 pistas de circulação e um custo de construção de aproximadamente de $100 milhões de dólares. A firma Tongju Architectural Design and Research Institute projetou a ponte e está envolvida no planejamento, logística e construção do mesmo. O vão e a disposição das estruturas de suporte tornaram-se um desafio incomum, mas graças a ajuda de processos BIM e com base na análise modelo inteligente e design de planejamento virtual, alcanlou um desempenho acelerado, com redução de custo e tempo (em comparação com o processo convencional).

Projeto BIM

Desafios nos processos do projeto

  1. Projeto de reforços e contraventos para garantir a estabilidade das torres, em especial no planos inferiores e áreas para cabos de ancoragem.
  2. Dimensionamento de vigas de aço e colunas, de modo que as seções cumpram as normas de transporte em estradas e cidades. Assim como a facilidade de montagem das mesmas com as especificações dos guindastes.
  3. A colaboração entre os envolvidos na concepção das torres, trilhos e cabos tensores.
  4. Calcular o espaço operativo para montar as estruturas e pós-construção para manobras de manutenção.

Trabalho baseado no modelo

Para efeito de projeto do modelo 3D inteligente, a plataforma principal foi feita no Revit, começando como um modelo central para projeto estrutural e documentação, também usando ferramentas para criar visualizações para melhor compreensão e tomada de decisão. Os fluxos de trabalho com base em um modelo central, ajudando a melhorar a eficiência e reduzir o trabalho de projeto. Ter todas as informações em um modelo abrangente, para membro da equipe, teve um maior acesso, tornando mais fácil de gerenciar o processo de projeto global.




Construção BIM

Desafios no processo de construção:

1. Como fazer a estrutura de aço para a construção das torres, a ordem correta das soldas e montagem.
2. Planeamento e trabalho de agendamento para maximizar o desempenho de pessoal, máquinas e materiais.
3. Logística e posicionamento dos flutuantes e estáticos guindastes para evitar colisões e melhorar o desempenho.
Planejamento e simulação de processos de construção:
Graças ao Navisworks Manage, o Tongji combinou o modelo estrutural da ponte com modelo de engenharia Civil 3D das estradas adjacentes e meio ambiente para a coordenação das várias disciplinas e detecção de interferência.


Este modelo multidisciplinar foi usado para planejamento e simulação de processos de construção, ajudando a equipe a avaliar vários cenários virtualmente para evitar problemas no processo de construção real.
A simulação dentro Navisworks ajudou no trabalho de programação de tarefas e situações críticas para o desempenho mais eficiente do pessoal, equipamentos e materiais.

O resultado

A empresa informa que evitando projeto manual e todos os retrabalhos, eles foram capazes de reduzir o tempo de projeto em 40 por cento. Usando modelos inteligentes da fase de projecto e, em seguida, simular o plano de construção e ajudar a reduzir o tempo de construção em 30%. Além disso, o uso de modelos ajudaram a agilizar a fabricação de componentes e reduziu o tempo de produção em 20%.

Tempo e dinheiro, veja alguns indicadores de como o BIM ajudou a ganhar tempo e dinheiro

  • redução de 40% no tempo de projeto.
  • redução de 30% no tempo de construção.
  • redução de 20% na produção dentro da estrutura.
  • $ 2 milhões de dólares economizados, reduzindo o tempo de execução da obra.
Fontes: 

sexta-feira, 3 de fevereiro de 2017

Ele chegou! V-Ray for Revit \o/

Render Ultrarrealista para Arquitetos e Designers

O V-Ray, tradicional renderizador já conhecido entre os criativos de Maya e Max, já estava no sonhos dos Arquitetos, Engenheiros e projetistas que usam Revit.

A Chaos Group, empresa búlgara fabricante do V-Ray, lançou recentemente a versão pra Revit, nela é possível renderizar através de seu modelo sem necessidade de importação, devido a integração inteligente.




Veja as principais features da versão:
  • Interface de design amigável
  • Render Interativo
  • Realidade Virtual
  • Section boxes
  • Cameras Real-World
  • Perspectiva aérea




Saiba mais:



sexta-feira, 27 de janeiro de 2017

60 dicas de AutoCAD em 60 minutos

A Autodesk, sempre preocupada com a capacitação de seus usuários, publica constantemente em seus canais, blogs e sites conteúdos a respeito de seus produtos.



No último AU (Autodesk University 2016) foi apresentado pela Lynn Allen um workshop que resume em 60 minutos 60 dicas valiosas para usuários de AutoCAD.

Lynn Allen é Especialista em AutoCAD, Colunista da Cadalyst Magazine e evangelista de tecnologias da Autodesk Inc.

Se você quer uma infinidade de dicas para usuários avançados, não se esqueça de juntar Cadalyst, você terá acesso à técnicas de produtividade mudarão a rotina. Em apenas um minuto, você já terá descoberto alguns dos principais recursos de software AutoCAD que irá acabar com o tédio e aumentar a sua capacidade de cumprir os prazos do projeto. 

Nota: Esta aula é atualizada com novas dicas a cada ano. Esta sessão apresenta AutoCAD, AutoCAD Civil 3D e AutoCAD LT. 



Pontos Chave:

  • Saiba como concluir tarefas do AutoCAD em menos etapas
  • Saiba como configurar a interface de usuário do AutoCAD para obter a máxima produtividade
  • Saiba como usar os novos recursos dos lançamentos recentes do software AutoCAD
  • Descubra dicas que veteranos e gurus do software AutoCAD conhecem 



Saiba mais e tenha acesso aos materiais:



segunda-feira, 16 de janeiro de 2017

Sim, é possivel medir o ROI do BIM!


Umas das maiores dificuldades na implantação do BIM é medir qual o retorno que este investimento traz à companhia.

A Autodesk vem conversando com várias empresas líderes em AEC, que já mencionaram a dificuldade em calcular o valor do BIM, e por isso contratou uma pesquisa através de duas empresas independentes: King Brown Partners e Scan Consulting.

Foi um processo estruturado em etapas, entrevistando empresas Norte Americanas e também alguns Grupos Executivos de São Paulo.

O material está muito bem elaborado e irá apoiar várias decisões profissionais e de negócios neste momento oportuno que estamos passando agora no Brasil. Porque é exatamente no período de pouco movimento que devemos investir em melhorias de processo, renovação da capacitação da equipe e melhorias de infraestrutura corporativa.




É extremamente importante que Proprietários, Incorporadoras e Construtoras entendam que a metodologia permite redução de custos.

BIM não pode ser associado apenas aos Arquitetos que desejam fazer maquetes eletrônicas bonitas, mas sim a todas as etapas, com o intuito de desenvolver um projeto de fácil compreensão e aprovação, mas servindo efetivamente para apoiar a construção, e mais além, na operação e manutenção de empreendimentos que irão perdurar por 50, 100 anos, ou mais.

No Cálculo do investimento, por exemplo, foram considerados vários aspectos, como:
  • Investimento Inicial
  • Custos por projeto
  • Planejamento estratégico


Se você ainda faz perguntas do tipo:
  • Como dimensionar o BIM à minha empresa ou ao Projeto em questão?
  • O que posso medir para embasar uma decisão por inovação?
  • Qual o impacto em cada nível profissional, e como adequar as funções antigas aos novos processos de trabalho, para que haja sucesso com o BIM?

Estas e outras são abordadas no E-book, e soluções são sugeridas de acordo com as melhores práticas dos Líderes em BIM, dos EUA e do Brasil.


Afinal, a adoção do BIM está diretamente associada ao fato de que todos os envolvidos no ciclo de vida do Empreendimento querem ganhar mais dinheiro. Seja por entregar um projeto totalmente compatibilizado, com menor consumo de HH, ou seja porque a construtora vai conseguir cumprir os prazos, reduzir as perdas de material, programar efetivamente cada tarefa.

Quanto mais rápido e eficiente o Ciclo de Projeto é concluído, maior o retorno do investimento também para quem vai operar uma Universidade, Centro Empresarial, Shopping, Fábrica, Hospital ou qualquer outro tipo de estabelecimento.


O E-book é gratuito e está disponível no site da Autodesk: clique aqui

Fonte: