A população no nordeste de Sydney, Austrália, está em pleno crescimento, com expectativas de se tornar local de moradia para mais de 600.000 pessoas nas próximas décadas. Semelhante as nossas capitais, os moradores da região têm a maior taxa de posse de carros na Austrália e poucas opções de transporte público.
Sendo assim o novo governo de South Wales está investindo AU$8,3 bilhões para proporcionar alivio na forma de 24 km de novos trilhos, chamados North West Rail Link. O projeto inclui melhorias em 7 km de linhas já existentes.
Com expectativa de se abrir em 2019, o North West Rail Link vai ser o primeiro transporte de trilhos totalmente automatizado na Austrália. Ele está preparado para mudar a forma como as pessoas que vivem nas regiões de maior crescimento vêem transporte público.
A linha North West Rail Link vai ter oito novas estações, 4.000 vagas de estacionamento para usuários frequentes, e unirá 15 km de tuneis, que serão os maiores trilhos sob tuneis da Austrália. Projetos desse tamanho e de tal complexidade requerem um gerenciamento perspicaz – e atenção proativa aos menores detalhes. Grandes times de múltiplas disciplinas, incluindo arquitetos, engenheiros civis e engenheiros estruturais, estão contribuindo com um processo acelerado. Tudo, desde conduites até os dutos, que são exigem encaixes durante a construção e até mesmo os menores problemas de coordenação podem levar a atrasos e maiores custos.
Diante deste cenário obviamente a tecnologia escolhida para dar forma a este grandioso projeto foi o BIM.
A SMEC, uma empresa de serviços profissionais em grandes infraestruturas está lidando com algumas frentes principais do projeto: operações, trens, sistemas, superfícies e viadutos. O cliente no comando da parceria pública-privada (PPP), o novo governo de South Wales, exigiu o uso do BIM (Modelagem da Informação da Construção) no projeto.
“O cliente quis compreender o tempo, custo e qualidade – benefícios que você vê com um processo baseado em modelo. A SMEC já estava no caminho para o BIM. Nós vemos o BIM nos ajudando a agilizar nossos fluxos de trabalho e melhorar a eficiência. O projeto North West Rail Link nos inspirou a acelerar o passo para a adoção do BIM – e o BIM está provando ser um bem inestimável em um projeto."
Neil Evans, Diretor de Estratégia e Novos Negócios – SMEC
A equipe responsável pelo projeto descobriu que o processo BIM proporciona muito mais que apenas visualização; os objetos inteligentes junto com os modelos também estão melhorando a entrega dos projetos. A inteligência dos objetos proporciona mais velocidade e precisão, porque dentro do projeto eles se adaptam mais automaticamente aos padrões que governam seu uso. Essa inteligência está ajudando o time de projeto a designar atributos aos objetos, calcular encargos mais automaticamente e fazer mudanças de forma mais dinâmica.
Saiba mais:
Nenhum comentário:
Postar um comentário