sexta-feira, 27 de janeiro de 2017

60 dicas de AutoCAD em 60 minutos

A Autodesk, sempre preocupada com a capacitação de seus usuários, publica constantemente em seus canais, blogs e sites conteúdos a respeito de seus produtos.



No último AU (Autodesk University 2016) foi apresentado pela Lynn Allen um workshop que resume em 60 minutos 60 dicas valiosas para usuários de AutoCAD.

Lynn Allen é Especialista em AutoCAD, Colunista da Cadalyst Magazine e evangelista de tecnologias da Autodesk Inc.

Se você quer uma infinidade de dicas para usuários avançados, não se esqueça de juntar Cadalyst, você terá acesso à técnicas de produtividade mudarão a rotina. Em apenas um minuto, você já terá descoberto alguns dos principais recursos de software AutoCAD que irá acabar com o tédio e aumentar a sua capacidade de cumprir os prazos do projeto. 

Nota: Esta aula é atualizada com novas dicas a cada ano. Esta sessão apresenta AutoCAD, AutoCAD Civil 3D e AutoCAD LT. 



Pontos Chave:

  • Saiba como concluir tarefas do AutoCAD em menos etapas
  • Saiba como configurar a interface de usuário do AutoCAD para obter a máxima produtividade
  • Saiba como usar os novos recursos dos lançamentos recentes do software AutoCAD
  • Descubra dicas que veteranos e gurus do software AutoCAD conhecem 



Saiba mais e tenha acesso aos materiais:



segunda-feira, 16 de janeiro de 2017

Sim, é possivel medir o ROI do BIM!


Umas das maiores dificuldades na implantação do BIM é medir qual o retorno que este investimento traz à companhia.

A Autodesk vem conversando com várias empresas líderes em AEC, que já mencionaram a dificuldade em calcular o valor do BIM, e por isso contratou uma pesquisa através de duas empresas independentes: King Brown Partners e Scan Consulting.

Foi um processo estruturado em etapas, entrevistando empresas Norte Americanas e também alguns Grupos Executivos de São Paulo.

O material está muito bem elaborado e irá apoiar várias decisões profissionais e de negócios neste momento oportuno que estamos passando agora no Brasil. Porque é exatamente no período de pouco movimento que devemos investir em melhorias de processo, renovação da capacitação da equipe e melhorias de infraestrutura corporativa.




É extremamente importante que Proprietários, Incorporadoras e Construtoras entendam que a metodologia permite redução de custos.

BIM não pode ser associado apenas aos Arquitetos que desejam fazer maquetes eletrônicas bonitas, mas sim a todas as etapas, com o intuito de desenvolver um projeto de fácil compreensão e aprovação, mas servindo efetivamente para apoiar a construção, e mais além, na operação e manutenção de empreendimentos que irão perdurar por 50, 100 anos, ou mais.

No Cálculo do investimento, por exemplo, foram considerados vários aspectos, como:
  • Investimento Inicial
  • Custos por projeto
  • Planejamento estratégico


Se você ainda faz perguntas do tipo:
  • Como dimensionar o BIM à minha empresa ou ao Projeto em questão?
  • O que posso medir para embasar uma decisão por inovação?
  • Qual o impacto em cada nível profissional, e como adequar as funções antigas aos novos processos de trabalho, para que haja sucesso com o BIM?

Estas e outras são abordadas no E-book, e soluções são sugeridas de acordo com as melhores práticas dos Líderes em BIM, dos EUA e do Brasil.


Afinal, a adoção do BIM está diretamente associada ao fato de que todos os envolvidos no ciclo de vida do Empreendimento querem ganhar mais dinheiro. Seja por entregar um projeto totalmente compatibilizado, com menor consumo de HH, ou seja porque a construtora vai conseguir cumprir os prazos, reduzir as perdas de material, programar efetivamente cada tarefa.

Quanto mais rápido e eficiente o Ciclo de Projeto é concluído, maior o retorno do investimento também para quem vai operar uma Universidade, Centro Empresarial, Shopping, Fábrica, Hospital ou qualquer outro tipo de estabelecimento.


O E-book é gratuito e está disponível no site da Autodesk: clique aqui

Fonte: