terça-feira, 31 de maio de 2016

Autodesk nos jogos Paraolimpicos - Rio 2016


Atleta utilizará prótese feita pela Autodesk em Jogos Rio 2016


A campeã alemã de para-ciclismo Denise Schindler usará uma perna protética projetada e impressa em 3D para competir nas Paraolimpíadas do Rio de Janeiro, em Agosto. A nova prótese é resultado de uma parceria entre a atleta e a Autodesk para explorar como as novas tecnologias de produção podem ser aproveitadas para aumentar a acessibilidade das próteses esportivas.




Antes da parceria com a Autodesk, a fabricação da prótese de Denise era feita, quase inteiramente, à mão por técnicos que usavam um processo de fundição de gesso e, em seguida, passava semanas na refinação. Esse método gerava um produto muito bem-acabado, entretanto levava em torno de 10 semanas para ser concluído e tinha um custo significativamente alto.

Contornar o processo de fundição do gesso era demorado e muitas vezes impreciso, até a prótese passar por processos digitais. A prótese foi modelada usando a ferramenta de design avançado, o Fusion 360, que permitiu que os envolvidos no projeto — localizados na Alemanha, em Londres, em São Francisco e em Portland – trabalhassem de forma colaborativa. No total, foram feitas 52 versões digitais da prótese até chegar no desenho final.






Para reduzir o peso da prótese, a equipe aproveitou o poder do design generativo usando o Autodesk Within. A prótese foi impressa em 3D no Pier 9 da Autodesk, em São Francisco. O processo levou menos de cinco dias e custou cerca de um quarto do preço.

“Meu sonho é que essas próteses sejam acessíveis a todos e estou muito animada com os resultados deste projeto”, afirmou Denise. “O ponto mais importante sobre qualquer prótese, especialmente uma prótese de esportes, é o conforto, em virtude do tempo gasto no treinamento e na competição. Ser capaz de desenvolver uma prótese bem ajustada que não comprometa o desempenho, em menos tempo e com menos custo do que os meios tradicionais, é um verdadeiro avanço”, relata a atleta.

Denise perdeu a perna em um acidente quando tinha dois anos. Ela tem competido pela Alemanha em inúmeros eventos internacionais, tendo conquistado a medalha de prata nas Paraolimpíadas de Londres, em 2012, duas medalhas de pratas e uma de bronze no Campeonato Mundial de Para-ciclismo.

“Esta colaboração mostrou como as novas tecnologias, ferramentas e técnicas como a fabricação aditiva, o design generativo e a nuvem estão mudando o futuro de fazer as coisas. Com a Denise, fomos capazes de trabalhar juntos para mostrar como funciona criar próteses e mais: que no futuro poderá ser feito a um custo muito menor e com prazos mais curtos, trazendo acessibilidade para todos”, enfatiza Roland Zelles, Vice-presidente de EMEA (Europa, Oriente Médio e África) da Autodesk.

No fim de abril, Denise e Roland Zelles tiveram oportunidade de mostrar a prótese feita pela Autodesk para o presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, e para a chanceler alemã, Angela Merkel, durante a Hannover Messe, principal feira de tecnologia industrial.



quarta-feira, 18 de maio de 2016

SINDUSCON-PE e Brasoftware


BIM mais do que presente no Nordeste!

Em parceria com a Autodesk e instituições da Região, a Brasoftware apoia o evento do Sindicato da Indústria da Construção Civil -SINDUSCON-PE.

Como em eventos anteriores a proposta é levar conteúdo específico e de qualidade sobre a tecnologia BIM para estudantes e profissionais da arquitetura, engenharia e construção do estado de Pernambuco.





Será um dia de aprendizado, esclarecimentos quanto ao tema e oportunidade de troca de experiências.

Contaremos a presença de nomes de peso do cenário BIM no Brasil, embasando as discussões em casos reais de implementação.


MSc.Tiago Ricotta - Arquiteto & Urbanista, Mestre em Planejamento e Tecnologia pelo IPT-SP, Project Management Professional (PMP) pelo PMI e pós-graduado em Administração de Empresas.

Prof. Dr. Eduardo Toledo – Tema: BIM: O que é e como implementar
Engenheiro Eletricista, mestre e doutor em Sistemas Digitais pela Escola Politécnica da Universidade de São Paulo

Eng. Bruno Angelim – Tema: Pré-Construção Virtual BIM com foco no Orçamento de Obras. Formado em Engenharia Civil pela UFC

Narcélio Monte - Gerente de Desenvolvimento de Negócios da AUTODESK na região Norte-Nordeste do Brasil

Ricardo Cardial - Arquiteto e Urbanista - UFRJ/1993 | AUTODESK Certified Professional.

Engº Marcelo Nonato (Camargo Corrêa) – Case: utilizando BIM na construção do Metrô
Engenheiro Civil formado pela Escola Politécnica da USP, com pós-graduação em Gestão de Projetos e em Magistério Superior.

Confira a agenda abaixo:


O Evento acontecerá dia 09/06/2016 das 9:00 as 17:20 na Rua Marques de Amorim, no.136 – Ilha do Leite- Recife/PE e as incrições vão até 08/06/2016.

Para maiores esclarecimentos envie email para eaengenharia@gmail.com ou ligue 

terça-feira, 10 de maio de 2016

O que saber para trabalhar em um dos 50 maiores escritórios de arquitetura do mundo


Já se perguntou quais habilidades de software são exigidas para conseguir uma oportunidade nos 50 principais escritórios de Arquitetura do mundo? Um estudo compilou todas essas as exigências.

Foram pesquisadas ​​928 ofertas de trabalho nos 50 maiores escritórios de arquitetura, com base no ranking de julho 2013 "Top 300 Escritórios de Arquitetura da Architectural Record", e destacados os requisitos exigidos para cada vaga de trabalho.

Os resultados estão no infográfico abaixo:




Em resumo, para habilidades de software, mais de 70% das vagas em  arquitetura exigem habilidades de Revit, e mais de 50% habilidades de AutoCAD.

O terceiro mais pedido é Sketchup. O Grasshopper foi exigido por 3% dos postos de trabalho. E o bom e velho desenho à mão só foi exigido explicitamente em 4% destes postos de trabalho.
As habilidades de software caem ao longo dos anos de experiência, quanto menor experiência mais habilidades de software serão exigidas.

As excepções foram no AutoCAD e Photoshop, onde a diferença entre os requisitos de 0-3 anos e 11-20 anos de experiência foi mais de 20%. Em outras palavras, todo profissional deste ramo deve saber.

Abaixo está uma lista das empresas pesquisadas. Foram consideradas os 25 maiores escritórios de arquitetura e os 25 maiores escritórios de Arquitetura + Engenharia.

Arquitetura:
  1. Gensler
  2. Perkins & Will
  3. NBBJ
  4. KPF
  5. Perkins Eastman
  6. Callison
  7. ZGF Architects
  8. Populous
  9. Corgan Associates, Inc.
  10. HMC Architects
  11. Mulvanny G2 Architecture
  12. Cunningham Group Architecture, Inc.
  13. Fentress Architects
  14. Robert A.M. Stern Architects, LLP
  15. VOA Associates, Inc.
  16. WATG/ Wimberly Interiors
  17. LPA, Inc.
  18. LS3P Associates, Ltd.
  19. Studios Architecture
  20. Shepley Bulfinch Richardson & Abbott
  21. Ayers Saint Gross
  22. TPG Architecture
  23. CBT Architects
  24. Add Inc.
  25. Ware Malcomb
Arquitetura e Engenharia:
  1. HOK
  2. HKS, Inc.
  3. SOM
  4. Cannon Design
  5. Leo A Daly
  6. Ingenium International, Inc.
  7. Smith Group JJR
  8. DLR Group
  9. Page Southerland Page
  10. Gresham, Smith and Partners
  11. Hammel Green and Abrahamson, INC
  12. Flad Architects
  13. EYP
  14. Nelson
  15. Heery International, Inc.
  16. Ewing Cole
  17. PBK Architects
  18. The S/L/A/M Collaborative, Inc.
  19. CTA Architects Engineers
  20. Moseley Architects
  21. Little
  22. WD Partners
  23. Lionakis
  24. Huckabee
  25. Fishbeck Thompson Carr & Huber
Fonte: https://blackspectacles.com/blog/software-licensure-requirements-to-work-top-50-architecture-firms

terça-feira, 3 de maio de 2016

Tabela periódica BIM, é isso mesmo?


A NBS, uma parte da RIBA Enterprise, instituição que fornece soluções eficazes e padrões para o profissional da indústria da construção no Reino Unido, lançou um passo a passo de implantação BIM chamado de Tabela Periódica BIM.

Inspirando-se a tabela periódica dos elementos químicos, a tabela apresenta os principais elementos do BIM em uma abordagem fácil de seguir, visual e ideal para impressão ou compartilhamento.

Os pontos abordados nessa tabela são: Estratégia, Fundamentos, Colaboração, Processos, Pessoas, Tecnologia, Padrões, Ferramentas e Recursos.





Estratégia
Definir a sua estratégia BIM e entender o que sua empresa está tentando alcançar com BIM.
Pense em como e quando vai implementar a estratégia - e os que apoiam fundações, processos, tecnologia, ferramentas e pessoas que você precisar.


Fundamentos
Construir bases de sistemas eficientes de comunicação, troca de informações e transferência de dados, a fim de apoiar os processos de BIM avançados.


Colaboração
Desenvolver melhores e mais eficientes formas de trabalhar e se concentrar em colaboração.


Processo
Pense em como e onde você pode fazer melhorias em seus processos atuais.


Pessoas
As pessoas são um elemento de uma estratégia BIM que é frequentemente esquecido.

Fornecer comunicação clara aos seus colegas a respeito de porque e como você pretende implementar BIM e ganhar apoio, envolvendo campeões BIM, bem como a obtenção de apoio da alta administração.

Tecnologia
Certifique-se de que você tem a tecnologia certa, software e hardware, para apoiar as suas metas e objectivos BIM.


Padrões
Conheça as normas, procedimentos e documentos complementares disponíveis para você que vão ajudar com a sua estratégia e ajudar a alcançar BIM colaborativo.

Mais países em todo o mundo estão adotando BIM ou como uma abordagem de cima para baixo, como determinar BIM em um nível governamental ou uma abordagem de baixo para cima, como uma demanda da cadeia de fornecimento.
Ferramentas
Considere as ferramentas que permitam que ajudarão a desenvolver, fornecer e manter o ativo construído.
Você pode exigir um número de diferentes ferramentas de capacitação para as tarefas e funções específicas.
Recursos
Faça uso do acesso à informação por considerar que estão disponíveis para você RECURSOS.


Confira a Tabela Periódica BIM com detalhes e evite problemas em sua implantação.
Download: