terça-feira, 28 de julho de 2015

Autodek na SIGGRAPH 2015




SIGGRAPH (Special Interest Group on Computer Graphics and Interactive Techniques) é a maior conferência do mundo sobre computação gráfica. Acontece uma vez por ano em alguma cidade dos EUA ou no Canadá, e é frequentada por dezenas de milhares de profissionais de computação gráfica. A SIGGRAPH é um dos locais mais respeitados para a apresentação de novas tecnologias de computação gráfica e de pesquisas.

Desde 2008, ACM SIGGRAPH (Association of Computing Machinery's Special Interest Group on Computer Graphics and Interactive Techniques) também convocou uma conferência anual na Ásia, chamada SIGGRAPH Ásia, que é frequentada por milhares de profissionais de computação gráfica de todo o mundo.

A conferência SIGGRAPH 2015, que acontecerá entre os dias 9 e 13 de Agosto, atrairá milhares de participantes que irão desfrutar do clima de verão árido ensolarado sul da Califórnia. O Centro de Convenções de Los Angeles está rodeado por uma área central revitalizada completa com restaurantes e uma variedade de entretenimento e uma agitada vida noturna.

A Autodesk marca presença no evento com sessões, nos dias 11 e 12 de Agosto, sobre 3D Max, Maya e Memento, com apresentação de novas ferramentas e tecnologias, além do seu grandioso stand que já é tradição no evento. 




Desde 1974, ACM SIGGRAPH vem promovendo e celebrando a inovação em Computação Gráfica e Técnicas Interativas, construindo comunidades que inventam, educam, inspiram e redefinem a paisagem computação gráfica.

Para saber mais:

http://s2015.siggraph.org/attendees/autodesk-exhibitor-sessions

terça-feira, 14 de julho de 2015

Impressão 3D sem limites

Ponte na Holanda irá construir a si mesma com impressão 3D




A empresa MX3D pretende demonstrar o poder da sua impressora de metal 3D ao fazer com que uma ponte em Amsterdã, na Holanda, construa a si mesma. A ideia é a seguinte: dois braços robóticos irão fazer a fundação, o acabamento e, até mesmo, os trilhos de movimentação da impressora. Se tudo der certo, o projeto estará finalizado em 2017.

“Acredito firmemente no futuro da produção digital e local. Essa ponte irá mostrar que a impressão 3D entra, finalmente, no mundo dos objetos grandes, funcionais e de larga escala, permitindo uma liberdade de forma sem precedentes”, afirma o designer da ponte Joris Laarman.

Segundo a MX3D, a ponte será feita em parceria com a Autodesk e com a companhia de construção holandesa Heijmans. “A ponte é uma bela metáfora para conectar a tecnologia do futuro com a velha cidade. É algo que traz o melhor dos dois mundos”, diz Laarman.

As impressoras da MX3D conseguem imprimir usando plástico e, em tese, com qualquer outro tipo de material. No entanto, a impressão com metal, necessária para a construção da ponte, foi feita, até agora, apenas em pequena escala e dentro de um laboratório.

Veja detalhes do Projeto:
http://mx3d.com/projects/bridge/

Veja o vídeo de simulação:


quarta-feira, 8 de julho de 2015

Microsoft anuncia a Windows Holographic Platform, permitindo a criação de apps para o HoloLens

A Microsoft já disponibilizou mais detalhes sobre o HoloLens em sua conferência Build 2015, tamanha a dimensão do novo produto desenvolvido pela companhia. Além disso, a empresa anunciou também a "Windows Holographic Platform", que permitirá que desenvolvedores independentes criem aplicativos voltados para o novo dispositivo de realidade virtual e disponibilizem para os usuários de uma maneira prática e organizada.
Será possível que as empresas criem apps realmente voltados para o uso por meio de "hologramas", como o caso do aplicativo de vídeo controlado por voz e gestos que segue o usuário pela casa quando o mesmo fala o comando "follow-me", ou "siga-me", em tradução literal.
Segundo um técnico do grupo de desenvolvedores da Microsoft, "todo e qualquer aplicativo para o Windows 10 possui esta mesma capacidade", o que significa que em breve poderemos ter inúmeros outros apps na Windows Store capazes de tirar total proveito do conceitualmente futurista HoloLens.
Vale destacar que os aplicativos poderão assumir a forma de janelas ou então qualquer outro visual que os desenvolvedores idealizarem, como o caso do app de previsão do tempo que possue a forma de uma praia e exibe as temperaturas esperadas e o local desejado.
A Microsoft aproveitou ainda para demonstrar o HoloLens para auxiliar na visualização de projetos de construção, sendo possível a alteração de diversos elementos em tempo real, além de uma navegação muito mais dinâmica por plantas do que se estivesse utilizando simplesmente maquetes ou algo do tipo.
Com isso, não é estranho imaginarmos que não apenas companhias de construção estarão utilizando o novo produto da Microsoft em um futuro breve, como também fabricantes automotivas, companhias médicas e muitas outras áreas, já que evitará a necessidade de complexos programas de computador e dará uma dinâmica muito maior aos projetos, permitindo a real visualização do resultado a ser atingido em tempo real.
Na verdade, já existem diversas companhias trabalhando em projetos com o HoloLens, incluindo gigantes como AutoDesk, Disney, Nasa e Unity, o que demonstra que ele chegou cheio de expectativas e para ficar.